Hérnia de disco: entenda o que pode causá-la
Bastante frequente, o problema afeta a coluna e pode ser incapacitante
A hérnia de disco é uma condição que afeta a coluna vertebral e pode causar dor nas costas e outros desconfortos. Esta alteração degenerativa na coluna é bastante frequente na população e, em alguns casos, pode se tornar incapacitante.
A seguir, veja detalhes sobre os principais sintomas, tipos e como é feito o diagnóstico e tratamento da hérnia de disco.
Neste artigo, você vai ler:
O que é hérnia de disco?
A hérnia de disco é um problema de saúde que afeta os discos intervertebrais da coluna vertebral, localizados entre as vértebras. Eles funcionam como amortecedores, proporcionando flexibilidade à coluna.
Esses discos possuem uma parte externa mais resistente (chamada de anel fibroso) e uma parte interna mais gelatinosa (conhecida como núcleo pulposo).
A hérnia de disco ocorre quando o disco perde a capacidade de se movimentar, o anel fibroso se rompe e seu núcleo se projeta para fora. Isso provoca uma protuberância que pressiona as estruturas nervosas próximas.
Há dois tipos de hérnia de disco: a hérnia de disco lombar e a hérnia de disco cervical. A seguir, veja detalhes sobre elas.
Hérnia de disco lombar
A hérnia de disco lombar é uma condição em que há uma ruptura do material do disco intervertebral na região lombar da coluna vertebral. Nesse caso, atinge a parte inferior das costas, onde a coluna vertebral se curva para dentro.
Hérnia de disco cervical
A hérnia de disco cervical ocorre quando há uma ruptura do material do disco intervertebral na região cervical da coluna vertebral, ou seja, a região do pescoço.
O que pode causar hérnia de disco?
Entre as principais causas da hérnia de disco estão:
- Fatores genéticos.
- Envelhecimento dos discos intervertebrais.
- Falta ou excesso de atividade física.
- Má postura crônica.
- Exposição a cargas pesadas e/ou repetidas.
- Tabagismo.
- Obesidade.
Quais são os sintomas de hérnia de disco?
Os sintomas de uma hérnia de disco variam de acordo com sua localização e da gravidade da compressão dos nervos. Os principais sinais do problema de saúde incluem:
- Dor nas costas, na região lombar (hérnia de disco lombar) ou no pescoço (hérnia de disco cervical).
- Irradiação de dor, ou seja, pode irradiar para outras partes do corpo, como nádegas, pernas (dor no nervo ciático), ombros, braços e mãos.
- Formigamento e dormência.
- Fraqueza muscular.
- Sensação de queimação.
- Quando há compressão da medula espinhal, pode surgir dificuldade no controle da bexiga ou do intestino.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de uma hérnia de disco envolve uma avaliação médica detalhada, com análise de sintomas, histórico médico e fatores de risco. Em seguida, o ortopedista solicita exames de imagens, como raio-x, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Hérnia de disco tem cura?
Sim, é possível curar a hérnia de disco. Os tratamentos variam, podendo envolver cirurgia ou não. Porém, há fatores que contribuem para o surgimento da hérnia de disco e que não podem ser revertidos, como o envelhecimento.
Como o tratamento é feito?
O tratamento de uma hérnia de disco varia de acordo com a gravidade dos sintomas, localização da hérnia e as necessidades específicas de cada pessoa. Entre as abordagens terapêuticas indicadas para a hérnia de disco, destacam-se:
- Uso de medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação.
- Fisioterapia para aumentar a flexibilidade e melhorar a postura.
- Educação do paciente, ou seja, explicar a importância de mudanças de hábitos, como manter a postura, evitar pegar peso e praticar exercícios regulares.
- Em casos mais graves, quando os outros tratamentos não se mostram eficazes, a cirurgia na coluna pode ser considerada. Nessa situação, procura-se descomprimir as estruturas nervosas.
Qual médico procurar?
O ortopedista é o especialista em prevenir e tratar os problemas musculoesqueléticos, incluindo os que afetam a coluna vertebral. Portanto, ele pode diagnosticar e indicar tratamentos para as hérnias de disco.