nav-logo
Compartilhe

6 maneiras de ser mais ativo no dia a dia

Você pode usar um contador de passos e fazer mais pausas durante o horário de trabalho

Por Raquel RibeiroPublicado em 22/04/2022, às 12:45 - Atualizado em 25/05/2023, às 13:35
Mulher subindo escadasFoto: Shutterstock

Problema antigo no Brasil, o sedentarismo foi agravado pela pandemia. E se você tem passado mais tempo dentro de casa, em frente ao computador ou sentado em frente à TV, ou seja, sem praticar atividade física, saiba que não está sozinho.

Em 2019, antes da pandemia começar, 40,3% dos adultos no país eram considerados sedentários, ou seja, não praticaram atividade física ou fizeram por menos do que 150 minutos por semana. Foi o que mostrou a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outra pesquisa desenvolvida em 2020, pela Fiocruz, em parceria com a Unicamp e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrou que durante a pandemia, o número de sedentários no Brasil chegou a 62% da população.

Você faz parte dessas estatísticas? Se faz, está na hora de literalmente entrar em ação para virar o jogo. A lista de benefícios do esporte é extensa, assim como os problemas gerados pelo sedentarismo, que vão de maior risco à obesidade à dores nas costas; passando por doenças cardiovasculares e diabetes.

Veja como você pode, a partir de agora, inserir a atividade física no seu dia a dia e ser uma pessoa mais saudável e disposta.

1. Use um contador de passos

Os relógios que controlam os passos diários, ou até mesmo alguns celulares que também possuem essa função, são fortes aliados na hora de medir seu desempenho.

Em média, são necessários pelo menos 7 mil passos diários para um indivíduo ser considerado fisicamente ativo. Portanto, utilizar algum desses dispositivos é uma alternativa para conseguir controlar e contabilizar esse nível de atividade física ao longo do dia e da semana.

2. Vá a pé (sempre que possível)

Escolha alguns momentos da semana para deixar o carro e o transporte público de lado e ir a pé. Sendo assim, analise a possibilidade de não só ir a pé, mas de dar uma volta a mais na quadra quando voltar do supermercado, por exemplo.

3. Leve o cachorro para passear

Foto: Shutterstock

Se você tem um animal de estimação – muita gente adotou um durante a pandemia -, ele será um belo aliado. Portanto, determine o melhor horário do dia para você assumir esse compromisso e faça desse passeio diário algo inegociável.

4. Faça pausas durante o expediente

Trabalhar em casa não pode ser sinônimo de ficar mais tempo parado e principalmente sentado. Você sabia que cada hora que uma pessoa passa sentada reduz a expectativa de vida em 22 minutos? Foi o que se comprovou em um estudo feito com 12 mil pessoas pela Universidade de Queensland, na Austrália.

Por isso, a sugestão é encontrar um equilíbrio entre o tempo em que fica sentado em frente ao computador e o que você se movimenta. Caso esteja por um longo período sem se mexer, levante-se, dê uma volta no ambiente (que tal pegar um copo de água?) e, somente então, retorne à sua mesa.

Além disso, tente criar brechas no seu dia para realmente dar uma volta, seja para ir até a padaria e tomar um café ou passear em uma praça no horário de almoço. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.

5. Vá pela escada

Sempre que possível, ignore o elevador e a escada rolante. Use as escadas presentes em prédios, casas, estações de trem e metrô.

Optar pelas escadas, além de ser uma forma simples de praticar uma atividade física, ainda traz uma série de benefícios que vão desde queima calórica, auxiliando na perda de peso, à melhoria da saúde muscular e cardiovascular.

Agora, se você realmente se empolgar e resolver incluir escadas nos seus treinos, procure um profissional de educação física para orientar seus próximos passos. Andar ou correr no plano é totalmente diferente de fazer o mesmo esforço na escada.

6. Capriche na limpeza

Quando chegar a hora de varrer, aspirar pó, passar pano em móveis, ligue o som e entregue-se ao movimento. Saiba que você já está na frente de muita gente, na medida em que os cuidados com a casa exigem um esforço do corpo como um todo. Mas, atenção com a postura para não sobrecarregar a musculatura das costas.

Fontes: Juliana Landolfi Maia, doutoranda em educação física pela Unicamp; Camila Hirsch, treinadora esportiva.

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas