nav-logo
Compartilhe

    Menarca: tudo que você precisa saber sobre a primeira menstruação 

    O sangramento vaginal na puberdade marca o início do ciclo menstrual da mulher

    Por Samantha CerquetaniPublicado em 04/01/2024, às 09:09 - Atualizado em 04/01/2024, às 11:30

    menarca

    A menarca, ou seja, a primeira menstruação, é um evento marcante para toda mulher. Com a chegada da puberdade, ocorrem diversas mudanças físicas e psicológicas, como o sangramento vaginal, que indica o início da vida reprodutiva.   

    É importante fazer um acompanhamento com um ginecologista para sanar dúvidas sobre o período, evitar doenças e prevenir uma gestação indesejada.  

    Continue a leitura para entender como ocorre a menarca, quais são os sintomas e quando a menina deve se consultar com um ginecologista pela primeira vez.  

    O que é menarca?  

    Menarca é a primeira menstruação, que costuma ocorrer no início da adolescência. Ela ocorre quando as paredes internas do útero descamam, causando perda de sangue pela vagina.   

    Isso significa que se inicia a possibilidade de vida reprodutiva da mulher, o que permite que ela engravide, pois há o amadurecimento do sistema reprodutivo feminino.   

    Esse evento é um marco importante no desenvolvimento físico e hormonal das meninas e faz parte da puberdade.  

    Agendar consulta on-line

    Com qual idade ocorre a primeira menstruação?  

    Em média, a menarca ocorre entre os 9 e 16 anos. Fatores genéticos, nutricionais, socioeconômicos e ambientais podem influenciar a idade da menarca.  Vale destacar que cada jovem se desenvolve de forma individual. No entanto, é importante acompanhar o desenvolvimento na puberdade para avaliar o risco de a menarca ocorrer precocemente ou muito tarde.  

    O que acontece com o corpo durante essa fase?   

    Durante a puberdade, ou seja, o período de transição da infância para a idade adulta, ocorrem mudanças físicas, hormonais e psicológicas no corpo da menina. Por conta disso, surgem diversas mudanças corporais, tais como:  

    • Menarca
    • Desenvolvimento das mamas
    • Surgimento dos pelos na região pubiana e axilas
    • Alargamento dos quadris
    • Aumento da gordura corporal
    • Mudanças na pele, que fica mais oleosa e propensa a acnes

    Quais são os sinais da menarca?  

    Antes da menarca, podem surgir alguns sintomas. São eles:   

    Seios inchados e doloridos. 

    • Cólicas abdominais
    • Acne
    • Alterações no humor
    • Corrimento
    • Crescimento acelerado
    • Desenvolvimento das mamas
    • Aumento da transpiração
    • Aumento do quadril
    • Ganho de peso

    Quanto tempo dura a primeira menstruação?  

    A primeira menstruação dura entre três e oito dias. Neste primeiro momento, a menstruação  irregular é comum, ou seja, pode atrasar e não seguir um padrão.   

    É possível engravidar na menarca?  

    Sim, é possível engravidar logo após a menarca. Isso se ocorrer a ovulação e a jovem tiver relações sexuais sem proteção. Nesses casos, durante o ciclo menstrual, um óvulo é liberado do ovário e entra na trompa de falópio, onde pode ser fertilizado por um espermatozoide.   

    Vale destacar que a ovulação pode ocorrer antes mesmo do primeiro período menstrual, ou seja, ela pode engravidar antes mesmo da menarca.   

    É importante também entender que a ovulação pode não ser imediatamente regular após a menarca. Nos primeiros ciclos menstruais, pode haver variações na duração do ciclo e na regularidade da ovulação. 

    Como aliviar os sintomas da menarca?   

    Durante a menarca, é comum que a jovem apresente sintomas desconfortáveis, como cólicas, inchaço e irritabilidade. No entanto, geralmente, são leves e temporários. Os desconfortos abdominais podem ser aliviados com medicamentos e o uso de bolsa de água quente na região. 

    Quando marcar a primeira consulta com o ginecologista?  

    A recomendação é que as consultas com o ginecologista comecem logo após a primeira menstruação. Meninas que aos 16 anos ainda não menstruaram também devem marcar uma consulta com o especialista.  

    O que é feito na primeira consulta?  

    Durante a primeira consulta ginecológica, o profissional conversa com a paciente sobre seu histórico médico, avaliando seu desenvolvimento, ciclo menstrual e a saúde de forma geral.  

    Neste encontro, a jovem recebe informações sobre a sua anatomia, como funciona o sistema reprodutivo feminino e o ciclo menstrual, e esclarece dúvidas sobre a menarca e duração do período.  

    Além disso, são abordados assuntos relacionados a prevenção de uma gestação indesejada, métodos contraceptivos e como evitar infecções sexualmente transmissíveis por meio de práticas de sexo seguro. 

    Na maioria das vezes, um exame pélvico não é necessário na primeira consulta, apenas quando há sintomas e queixas que precisam ser avaliadas pelo ginecologista.  

    Ginecologista online  

    A consulta online com ginecologista é muito semelhante à presencial, com exceção da realização do exame físico.   

    Durante a consulta online com o ginecologista, a adolescente esclarece suas dúvidas e é orientada sobre os cuidados com a sua saúde física e sexual. Além disso, é possível solicitar exames e analisar os resultados à distância.   

    Agendar consulta on-line

     

    Fonte: Dra. Camila Lueneberg, ginecologista 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também