O que é ecografia? Conheça o exame
Procedimento pode ser solicitado para check-up, investigação de doenças ou acompanhamento de tratamentos
A ecografia é um exame de imagem frequentemente solicitado por médicos. Ela pode ajudar na visualização de várias partes do corpo, sendo um método não-invasivo ou minimamente invasivo e que não utiliza radiação.
Neste artigo, você vai ler:
O que é ecografia?
A ecografia é um exame que obtém imagens internas do corpo a partir de ondas sonoras. O procedimento é feito por meio do transdutor, dispositivo que o profissional desliza sobre a pele do paciente com o auxílio de um gel.
Esse aparelho emite e capta ondas sonoras, possibilitando que as imagens sejam formadas em um monitor e, então, analisadas por um especialista.
Ecografia com Doppler
A ecografia com Doppler viabiliza a análise dos vasos sanguíneos, mostrando a velocidade e o sentido do fluxo de sangue.
Qual é a diferença entre ecografia e ultrassonografia?
Não existe diferença entre ecografia e ultrassonografia. São apenas termos distintos para o mesmo exame, que também é chamado de ultrassom.
Quando a ecografia é indicada?
A ecografia pode ser solicitada em diversas situações, incluindo:
- Check-up;
- Investigação de alguma condição de saúde;
- Acompanhamento do paciente durante um tratamento;
- Situações de emergência.
Quais condições a ecografia pode detectar?
A ecografia permite examinar, por exemplo, o tamanho, a superfície e o contorno de uma estrutura do corpo. Com base na avaliação dessas características, é possível identificar eventuais alterações.
Como você verá a seguir, a ecografia pode detectar uma série de condições, dependendo do tipo do exame. Entre elas, estão: malformações fetais, miomas, cistos, nódulos, tumores, cálculos e inflamações.
Tipos de ecografia
A ecografia é capaz de auxiliar na avaliação de várias partes do organismo. Algumas das modalidades mais comuns desse exame são:
Ecografia morfológica
A ecografia morfológica é fundamental para o acompanhamento da gravidez. Geralmente, ela é feita no primeiro trimestre (com 12 semanas) e no segundo trimestre (entre 20 e 24 semanas).
Esse exame avalia tanto a saúde da gestante quanto a saúde do bebê, observando uma série de elementos: estrutura de órgãos vitais, frequência cardíaca, placenta, líquido amniótico, entre outros.
Dessa maneira, é possível detectar ou descartar malformações e avaliar o risco para algumas condições – como síndrome de Down na criança ou pré-eclâmpsia na mãe (hipertensão arterial na gravidez).
Ecografia transvaginal
A ecografia transvaginal permite a visualização do colo do útero, do útero, dos ovários, das tubas uterinas e da bexiga.
Ela costuma ser solicitada anualmente após o início da vida sexual e em situações específicas nas quais há sintomas como dor pélvica intensa na menstruação, dor na relação sexual, corrimentos atípicos e sangramentos irregulares.
O exame também é feito no início da gravidez, nas primeiras 10 semanas, para localizar a gestação (ou seja, avaliar se está dentro ou fora do útero) e datá-la.
Esse procedimento pode auxiliar na identificação de miomas, cistos, endometriose, infecções, gravidez ectópica e tumores.
Ecografia mamária
A ecografia mamária é muito utilizada para detectar lesões, nódulos, cistos e infecções nas mamas, além de servir para acompanhar próteses.
Esse exame pode auxiliar também no diagnóstico de câncer de mama – lembrando que, para o rastreamento do tumor maligno, o método mais indicado é a mamografia devido à sua maior sensibilidade.
Ecografia abdominal total
A ecografia abdominal total ajuda a investigar dores e outros desconfortos na região do abdômen.
Nesse procedimento, o médico consegue analisar várias estruturas: rins, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, bexiga, veia cava inferior e aorta.
Assim, é possível identificar nódulos, cálculos (pedras), tumores, cistos, pólipos, inflamações, entre outras alterações.
Ecografia: preço e onde fazer
Para obter mais informações sobre os tipos de ecografia, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa.
Fonte: Dra. Ana Glauce Carvalho, médica ultrassonografista do Laboratório Exame