nav-logo
Compartilhe

    Obstrução intestinal: o que causa o problema?

    A prisão de ventre é um dos sinais de um quadro que pode ser grave e exigir cirurgia

    Fonte: Dra. Vanessa PradoMédica coloproctologista e cirurgião do aparelho digestivoPublicado em 16/02/2024, às 18:23 - Atualizado em 11/04/2024, às 17:57

    obstrução intestinal

    A obstrução intestinal é causada por um bloqueio no intestino que impede parcial ou totalmente a passagem de fezes e/ou gases.  

    Trata-se de um quadro potencialmente grave e que pode ser até mesmo fatal. Siga a leitura para saber mais sobre suas possíveis causas e formas de tratamento.  

    O que é obstrução intestinal? 

    A obstrução intestinal é caracterizada pela parada de eliminação de gases e/ou fezes. Isso acontece porque um bloqueio no intestino impede a passagem deles. A obstrução pode ser parcial ou total, caso em que a cirurgia pode ser necessária.

    Há diversas causas para o problema, desde verminoses até tumores. Siga a leitura para conhecer os riscos do quadro e saber quando procurar ajuda médica. 

    Agendar consulta

    O que causa obstrução no intestino? 

    A obstrução intestinal pode ser causada por várias fatores. Entre eles, os mais comuns são: 

    • Torção no intestino – o que impede a passagem de fezes e gases. 
    • Tumor no intestino e na região abdominal – ao crescer, o tumor pode comprimir a parede intestinal e causar o bloqueio. 
    • Procedimentos cirúrgicos prévios – eles podem levar à formação de aderências, ou seja, acúmulos no tecido entre as alças do intestino. 
    • Hérnias – ao causar uma complicação no umbilical e no inguinal, elas podem causar a obstrução intestinal (orifício originado na parede abdominal, que pode permitir a entrada do intestino ou da gordura abdominal, causando obstrução). 

    O problema ainda pode der ocasionado por doenças parasitárias como verminoses (embora isso seja menos comum hoje em dia) e por doenças inflamatórias como doença de Crohn e diverticulite.

    Quais são os sintomas de obstrução intestinal? 

    O principal sintoma da obstrução intestinal é a parada na eliminação de gases e fezes. Além da prisão de ventre, quadro ainda pode desencadear vômitos, febre, inchaço e dor abdominal e diminuição de apetite.  

    Obstrução intestinal é grave?

    Sim, obstrução intestinal é considerado um quadro grave. Com a obstrução do intestino, as bactérias de dentro do órgão vão para a corrente sanguínea, o que pode levar a um quadro de infecção generalizada.  

    No geral, com o pronto atendimento, o quadro tem uma boa evolução e o paciente se recupera. Alguns casos podem ser mais graves, especialmente nos idosos. 

    Nessa condição, a procura imediata pelo atendimento médico é fundamental, em virtude do agravamento do quadro estar relacionado ao tempo de evolução.

    Como o diagnóstico é feito? 

    O diagnóstico começa pelo exame físico e avaliação dos sintomas relatados pelo paciente.  

    O médico então pode solicitar alguns exames de sangue e o raio X. Em geral, eles são suficientes para a identificação de uma eventual obstrução.

    Outros exames de imagem também podem ser usados para mostrar o local da obstrução. A tomografia é considerada o exame padrão ouro para esse diagnóstico. 

    Qual é o tratamento para obstrução intestial? 

    O tratamento varia de acordo com a causa e a gravidade dos sintomas. Por exemplo: se for um tumor, ele passa pela ressecção desse tumor. Se for uma hérnia, será preciso corrigi-la. Se a doença tem origem parasitária, o tratamento deve contemplar medicação contra vermes.

    Em geral, quando a obstrução é parcial, o tratamento pode ser clínico. E isso inclui práticas como hidratação, jejum e medicamentos. Nos casos mais graves, a cirurgia se faz necessária. 

    Em caso de suspeita de obstrução, o mais importante é procurar imediatamente ajuda médica.  O médico da emergência deve ser o primeiro a ser procurado em virtude dessa condição exigir um rápido tratamento. Outros profissionais frequentemente envolvidos nessa condição são o cirurgião geral, o cirurgião do aparelho digestivo, o gastroenterologista e o coloproctologista. 

    Agendar consulta

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também