nav-logo
Compartilhe

    Barriga inchada: o que pode ser e o que fazer

    A barriga inchada pode estar relacionada ao acúmulo de gases, à menstruação e má alimentação

    Por Danielle SanchesPublicado em 15/06/2023, às 15:55 - Atualizado em 12/04/2024, às 12:31

    barriga inchada

    Fonte: Marcel Feitosa, coloproctologista do Hospital Santa Paula, em São Paulo. 

    A barriga inchada, também chamada de distensão abdominal, é um sintoma bastante comum em quem sofre com gases intestinais e/ou prisão de ventre.  

    O quadro ocorre quando o abdômen fica estufado e a pessoa se sente “empachada”, frequentemente com uma sensação de mal-estar.  

    Mesmo sendo comum, a barriga inchada deve ser sempre analisada por um médico caso o sintoma persista por muito tempo. Isso porque ela pode ser provocada por outras complicações de saúde, como intoxicação alimentar, doença inflamatória intestinal e até obstrução intestinal.  

    Continue a leitura para entender mais sobre as causas da barriga inchada e o que fazer para reduzir o desconforto.  

    Causas da barriga inchada  

    As causas mais comuns da barriga inchada são as seguintes: 

    Gases 

    O excesso de gases no intestino pode provocar a distensão abdominal ou barriga inchada. O problema geralmente ocorre quando a pessoa ingere alimentos ricos em gorduras e açúcares – mas também pode acontecer caso o indivíduo tenha alguma intolerância alimentar, como à lactose.  

    Alguns alimentos também são conhecidos por estimular o excesso de gases, como feijão, grão-de-bico, brócolis e repolho, entre outros. Pratos com excesso de condimentos também são conhecidos por estimular a flatulência.  

    Clique aqui para agendar consulta online

    Intolerância alimentar  

    Como dissemos, pessoas que têm intolerância à lactose ou ao glúten (doença celíaca) podem sofrer de barriga inchada justamente pelo acúmulo de gases causado pela má digestão desses nutrientes.  

    Prisão de ventre 

    Pessoas com prisão de ventre ou intestino preso sofrem mais com a barriga inchada. Isso porque, com a dificuldade em ir ao banheiro, as fezes ficam mais tempo “presas” no intestino, dificultando a saída dos gases e provocando desconforto.  

    Geralmente, quando a barriga inchada é provocada por prisão de ventre ou intestino preso, além da sensação de gases presos, a barriga também pode ficar dura.  

    Tensão Pré-menstrual (TPM) 

    Os hormônios envolvidos no ciclo menstrual podem influenciar o funcionamento do intestino, provocando inchaço no abdômen especialmente no período da TPM 

    Além disso, o acúmulo de líquidos desse período, para algumas mulheres, também pode ser responsável pelo inchaço abdominal – condição que costuma desaparecer naturalmente ao fim da menstruação.  

    Gravidez  

    Se a barriga inchada vier acompanhada de atraso na menstruação, pode ser um sintoma de gravidez. É que, além do abdômen ir se desenvolvendo aos poucos no primeiro trimestre, os hormônios envolvidos na gestação também podem provocar prisão de ventre, dificultando o trabalho do intestino e causando desconforto pelo excesso de gases.  

    Excesso de peso  

    O aumento de gordura, especialmente a abdominal, pode deixar a barriga inchada. Nesse caso, é importante fazer uma avaliação com um médico ou nutricionista para saber se de fato esse aumento significa ganho de peso.  

    Retenção de líquido 

    A barriga inchada e mole pode ser causada pela retenção de líquido – também chamado de edema (que é um acúmulo anormal de líquido no corpo). Geralmente, esse quadro é provocado pela ingestão de alimentos com muito sódio, mas também pode acontecer entre as mulheres durante a TPM por causas hormonais.  

    Como saber se a barriga está inchada?  

    Para saber se a sua barriga está inchada, basta observar a região do abdômen para ver se ele está em um tamanho maior do que o normal. Além disso, você pode sentir também desconforto abdominal, sensação de gases presos e estufamento, além de mal-estar.  

     Alimentos que causam barriga inchada  

    Quando a barriga inchada é causada pelo excesso de gases, evitar alguns alimentos pode ser útil para prevenir o problema. Os alimentos conhecidos por estimular a liberação de gases durante a digestão são:  

    • Vegetais como cebola, brócolis, repolho e couve; 
    • Frutas como banana, goiaba, melancia, melão e uva; 
    • Leite e derivados (especialmente se existe alguma intolerância alimentar); 
    • Leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico); 
    • Bebidas com gás, como cerveja e refrigerantes; 
    • Carnes gordurosas; 
    • Embutidos; 
    • Frituras. 

    É importante dizer que uma alimentação saudável e variada vai sempre provocar a produção de gases pelo intestino. O problema é quando essa quantidade se torna excessiva e provoca o inchaço abdominal, indicando que a dieta está desequilibrada.  

    Como evitar a barriga inchada?  

    Prevenir o aparecimento da barriga inchada é possível das seguintes formas:  

    • Mastigar bem os alimentos; 
    • Manter uma dieta saudável e evitar excesso de carboidratos (açúcar), sódio, embutidos, frituras e alimentos gordurosos; 
    • Deixar grãos de molho. O procedimento ajuda a eliminar substâncias que podem causar gases; 
    • Controlar o hábito intestinal e procurar ajuda médica em caso de prisão de ventre persistente; 
    • Beber bastante água (pelo menos 2 litros); 
    • Praticar atividade física regularmente.  

    Quando procurar um médico para a barriga inchada?  

    Na maioria das vezes, a barriga inchada é um quadro que costuma desaparecer sozinha sem grandes problemas.  

    No entanto, se o quadro permanecer por dias sem melhora; e estiver acompanhado de sintomas como vômito, diarreia, sangue nas fezes, febre, perda de apetite e/ou perda de peso rápida, é importante buscar auxílio médico para realizar exames e checar o que está causando o problema. 

    Clique aqui para agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também