nav-logo
Compartilhe

    Ultrassom obstétrico: entenda como é feito o exame

    O ultrassom obstétrico, disponível em diferentes modalidades, é utilizado para acompanhar a gestante e o bebê durante a gravidez inteira

    Por Tiemi OsatoPublicado em 14/08/2023, às 19:30 - Atualizado em 08/04/2024, às 13:49

    ultrassom obstetrico

    A gravidez exige uma série de cuidados. Para garantir a saúde da mãe e do bebê, é preciso manter as vacinas em dia, realizar consultas periodicamente e fazer diversos exames — sendo um deles o ultrassom obstétrico. 

    O que é ultrassom obstétrico?  

    O ultrassom obstétrico é um exame de imagem que serve para acompanhar o bebê e também as características da gestante ao longo da gravidez. 

    Ultrassom obstétrico com doppler  

    O ultrassom obstétrico com doppler é uma modalidade de ultrassonografia que permite a visualização dos vasos sanguíneos. 

    Utilizando a técnica de dopplervelocimetria, é possível avaliar o fluxo de sangue das artérias do bebê (artéria umbilical e artéria cerebral média) e também da gestante (artérias uterinas). 

    Clique aqui para agendar exame

    Quando fazer o ultrassom obstétrico?  

    O ultrassom obstétrico é solicitado durante a gravidez inteira. Mas existem diferentes modalidades de ultrassonografia, e cada uma delas tem um objetivo distinto e deve ser realizada em um período específico da gestação. 

    Quais condições o ultrassom obstétrico pode detectar?  

    As informações captadas pelo ultrassom obstétrico variam conforme a modalidade em questão. 

    A primeira ultrassonografia obstétrica, por exemplo, é realizada a partir da 5ª semana e tem como finalidade identificar a quantidade de fetos e a localização da gestação, além de definir a idade gestacional e analisar a anatomia do útero e dos ovários. 

    Depois, são feitos outros ultrassons, como os morfológicos. Esse tipo de exame é útil para avaliar a formação estrutural do bebê, eventuais riscos de alterações cromossômicas e doenças genéticas e também o risco de a gestante desenvolver pré-eclâmpsia (hipertensão na gravidez). 

    A ultrassonografia morfológica é realizada em dois momentos: no primeiro trimestre, entre 11 e 13 semanas, e no segundo trimestre, entre 20 e 24 semanas. 

    Do segundo semestre até o final do terceiro semestre, os ultrassons obstétricos são utilizados para avaliar o crescimento e a vitalidade do bebê, além do risco de prematuridade. 

    Nesses exames, acompanham-se o padrão de crescimento da criança, os sinais de vitalidade (como batimentos cardíacos), o posicionamento da placenta, o líquido amniótico, entre outros elementos. 

    Como o exame é feito?  

    Para fazer o ultrassom obstétrico, a gestante é instruída a ficar deitada na maca. Em seguida, o médico passa o transdutor de ultrassom com gel pela barriga da paciente, enquanto observa as imagens no computador. 

    Em alguns casos, principalmente no início da gestação, o ultrassom também pode ser feito via transvaginal. Nessas situações, insere-se o transdutor com preservativo e lubrificante no canal vaginal. 

    O tempo de duração varia conforme o tipo de ultrassonografia. Os ultrassons obstétricos simples, que avaliam o crescimento e a vitalidade do bebê, são mais rápidos. Já os morfológicos, que analisam uma série de fatores estruturais, são mais demorados. Importante ressaltar que a acurácia dos resultados desses exames depende bastante da experiência do médico examinador. 

    Preparação para o exame

    Em geral, o ultrassom obstétrico não requer nenhum preparo específico.  No entanto, os médicos costumam pedir para que a gestante não faça o exame em jejum — porque, com a paciente alimentada, o bebê tende a se movimentar mais. 

    Ultrassom obstétrico: preço e onde fazer  

    Para obter mais informações sobre ultrassom obstétrico, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa. 

    Clique aqui para agendar exame

    Fonte: Dra. Rita de Cássia Alam Machado, ginecologista e obstetra coordenadora do Departamento de Medicina Fetal do Laboratório Salomão Zoppi (SP).

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar exame