nav-logo
Compartilhe

    Vacinação infantil: quais tomar até um ano de vida

    Vacina de hepatite B e poliomielite estão na lista; confira calendário completo

    Por Raquel RibeiroPublicado em 30/08/2022, às 16:38 - Atualizado em 25/05/2023, às 14:57
    vacinaFoto: Shutterstock

    A primeira infância, fase dos 0 aos 6 anos, é um período crucial na nossa vida, pois é nessa fase que ocorre o desenvolvimento das nossas estruturas cerebrais. Nesse sentido, é também nesse período que tomamos as nossas primeiras e importantes vacinas que irão nos proteger contra inúmeras doenças, muitas vezes por toda a vida, como é o caso da BCG (bacilo Calmette-Guérin), que previne a tuberculose.

    A vacinação é a forma mais importante e segura que existe para nos proteger de doenças infectocontagiosas, estimulando assim nosso corpo a produzir anticorpos para diversas doenças. Elas são tão poderosas que podem até mesmo erradicar doenças, como já aconteceu com a varíola, poliomielite e tantas outras. Além disso, elas continuam evoluindo e fazem parte de vários períodos da nossa vida, como quando surgem novas doenças.

    Mas apesar da vacinação ser importante em todas as fases da vida, é na infância que ela exerce um papel fundamental, tanto para nos proteger das doenças, como já falamos, mas também para garantir um desenvolvimento seguro e saudável.

    Sendo assim, existe um calendário de vacinas especiais para crianças, que inclui todas as imunizações que precisam ser feitas na infância. Hoje destacamos as vacinas do primeiro aninho de vida.

    Confira a seguir o calendário.

    tabela vacinaçãoArte: Andrea Petkevicius
    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também