Anti-HBc: marcador indica contato com o vírus da hepatite
Exame é feito a partir de uma coleta de sangue

A hepatite B é uma infecção causada pelo vírus da hepatite B (HBV), que acomete o fígado. Em casos mais graves, essa doença pode levar a complicações como cirrose e câncer de fígado. Uma das maneiras de identificar se alguém tem ou teve a doença é pelo exame anti-HBc.
Neste artigo, você vai ler:
Anti-HBc: o que é?
O anti-HBc é um exame capaz de detectar anticorpos contra o vírus da hepatite B. Tais anticorpos são voltados contra o antígeno do núcleo do HBV e surgem como resposta a uma infecção pelo vírus. Geralmente, eles permanecem no organismo do indivíduo pelo resto da vida.
Vale esclarecer que pessoas cuja imunidade contra hepatite B foi desenvolvida a partir da vacinação não apresentam esses anticorpos contra o antígeno do núcleo do HBV, e sim outro tipo de anticorpo (denominado anti-HBs ou anticorpo contra o antígeno de superfície do HBV).
Como o exame é feito?
O anti-HBc é um exame de sangue. A amostra é coletada de uma veia do braço e, em seguida, analisada em laboratório para que seja verificada a presença ou a ausência de anticorpos contra hepatite B.
Quando o exame anti-HBc é indicado?
O anti-HBc, quando tem resultado reagente, sugere que o paciente está ou já esteve infectado pelo HBV. Assim, o exame pode ser solicitado para investigar casos suspeitos de hepatite B (como aqueles em que há sintomas ou exposição de risco).
Entre os possíveis sinais e sintomas dessa doença, estão:
- Cansaço;
- Enjoo;
- Dor abdominal;
- Urina escura;
- Icterícia (pele ou olhos amarelados).
Quanto às situações que aumentam o risco para hepatite B, podem ser mencionadas:
- Relações sexuais sem preservativo;
- Exposição ao sangue de outra pessoa por transfusões, acidentes ocupacionais, compartilhamento de agulhas/seringas no uso de drogas injetáveis ou de objetos cortantes/perfurantes (como lâminas de barbear, instrumentos de manicure/pedicure e materiais de tatuagem).
Outros exames são necessários para confirmar o diagnóstico de hepatite B e obter mais informações sobre o quadro – como a fase da infecção e se ela é aguda ou crônica. Podem ser solicitadas, por exemplo, as dosagens de HBsAg, anti-HBs, HBeAg, anti-HBe e HBV-DNA.
Formas de prevenir a hepatite B
A principal maneira de prevenir a hepatite B é pela vacinação. Normalmente, a primeira dose da vacina hepatite B é aplicada entre 12 e 24 horas após o nascimento, com doses subsequentes ao longo do primeiro ano de vida. Mas cabe ressaltar que esse imunizante é recomendado a todas as idades. Portanto, a indicação se mantém inclusive para pessoas que não se vacinaram quando eram bebês.
Além da vacinação, existem outros cuidados importantes que ajudam a prevenir a hepatite B. Como o vírus pode ser transmitido durante relações sexuais desprotegidas e pelo contato com sangue de indivíduos contaminados, é fundamental:
- Utilizar preservativo durante relações sexuais;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, instrumentos de manicure e pedicure e materiais de tatuagem.
Anti-HBC: preço e onde agendar
Para obter mais informações sobre o exame anti-HBc, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região para fazer o agendamento, basta acessar nossa plataforma digital.
Anti-HBC em casa
Os laboratórios da Dasa dispõem de atendimento domiciliar. Ou seja, é possível fazer exames e tomar vacinas no horário e no local mais convenientes para o paciente.
A coleta domiciliar está disponível para o exame anti-HBc, sendo realizada com a mesma segurança oferecida em laboratório e sem que haja cobrança de taxa de deslocamento. Para consultar a cobertura na sua cidade e no seu bairro, acesse nossa plataforma digital.