nav-logo
Compartilhe

    HBsAg: quando esse exame pode ser solicitado?

    O exame HBsAg é simples e não exige preparo prévio

    Fonte: Dr. José Fernando de SouzaPatologista clínicoPublicado em 24/09/2025, às 15:27 - Atualizado em 24/09/2025, às 17:57

    hbsag

    Agendar exame HBsAg

    A hepatite B é uma infecção que atinge o fígado e é causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Em casos mais graves, pode levar a complicações como cirrose e câncer de fígado. Uma das principais formas de identificar se alguém está infectado é por meio do exame HBsAg.

    HBsAg: o que é? 

    HBsAg significa “antígeno de superfície do vírus da hepatite B”. É uma proteína encontrada na superfície externa do vírus, que pode ser detectada em um exame de sangue. 

    Para que serve o exame HBsAg? 

    O exame HBsAg mostra se a pessoa está com o vírus da hepatite B no organismo. Um resultado positivo (reagente) indica que há infecção pelo vírus, seja ela recente (aguda) ou de longa duração (crônica). Um resultado negativo (não reagente) sinaliza não haver infecção ativa no momento da testagem. 

    O médico pode solicitar esse exame em várias situações:  

    • Durante o pré-natal, em gestantes;  
    • Quando há sinais e sintomas de hepatite, como cansaço, enjoo, dor abdominal, urina escura e icterícia (pele ou olhos amarelados); 
    • Em indivíduos com risco aumentado, como histórico de relações sexuais sem preservativo, múltiplos parceiros, exposição ao sangue de outra pessoa (transfusões, acidentes ocupacionais, compartilhamento de agulhas/seringas no uso de drogas injetáveis) ou de objetos cortantes/perfurantes (lâminas de barbear, instrumentos de manicure/pedicure, materiais de tatuagem, entre outros); 
    • Após procedimentos médicos, odontológicos ou estéticos sem garantia de esterilização adequada;  
    • Como parte de check-ups, especialmente no rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

    Se o resultado for positivo, o médico solicitará outros exames para confirmar e entender melhor a situação, verificando se a infecção é aguda ou crônica, em qual fase está e se há necessidade de tratamento. Entre esses exames, estão: anti-HBc IgM, anti-HBc total, HBeAg, anti-HBe, anti-HBs e a carga viral (HBV-DNA).  

    HBsAg e anti-HBS quais são as diferenças? 

    Os dois são exames de sangue. No entanto, têm objetivos diferentes. O exame HBsAg mostra se há infecção pelo vírus da hepatite B. Já o exame anti-HBs mostra se um indivíduo tem anticorpos contra o vírus da hepatite B. 

    O anti-HBs costuma ser usado principalmente para: 

    • Verificar resposta à vacina hepatite B (se a pessoa desenvolveu imunidade após a vacinação); 
    • Avaliar necessidade de reforço vacinal; 
    • Indicar proteção após infecção passada, quando aparece junto de outros marcadores. 

    Como o exame HBsAg é feito? 

    O exame HBsAg pode ser realizado de duas maneiras: exame laboratorial tradicional e teste rápido. Ambas as alternativas requerem uma amostra de sangue.  

    No exame laboratorial tradicional, coleta-se sangue de uma veia do braço, e o material é analisado por meio de métodos de alta sensibilidade. Em caso de teste rápido, muito utilizado em postos de saúde ou campanhas de saúde, uma gota de sangue é retirada da ponta do dedo e aplicada em um dispositivo que faz a análise, fornecendo o resultado em até 30 minutos. 

    Em qualquer uma das opções, se o resultado for positivo (reagente), é preciso realizar exames complementares para confirmação do diagnóstico de hepatite B. 

    Precisa de jejum para o exame HBsAg? 

    Não. O exame HBsAg pode ser feito a qualquer momento, não exigindo jejum ou outro preparo especial. 

    HBsAg: preço e onde agendar? 

    Para obter mais informações sobre o exame HBsAg, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar a nossa plataforma digital.

    Agendar exames

    Atendimento Domiciliar

    Os laboratórios da Dasa dispõem de um serviço de atendimento domiciliar, que possibilita a realização de exames de análises clínicas (como o HBsAg) e a administração de vacinas na casa dos pacientes. Os procedimentos têm a mesma qualidade e segurança daqueles feitos nas unidades dos laboratórios, e não há cobrança de taxa de deslocamento. 

    O atendimento domiciliar permite que cada indivíduo escolha as datas e os horários mais convenientes de acordo com a própria rotina. Além disso, é uma boa opção para idosos, gestantes e pessoas com dificuldades de locomoção. 

    Para verificar se o serviço está disponível na sua região e realizar um agendamento, basta acessar a nossa plataforma digital.

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames