nav-logo
Compartilhe

Artrose: conheça as causas e sintomas da doença

Condição afeta as articulações do corpo e causa dor, rigidez e dificuldade de movimento; entenda suas causas e conheça os tratamentos

Por Danielle SanchesPublicado em 09/10/2023, às 17:52 - Atualizado em 11/04/2024, às 18:38

artrose

Também chamada de osteoartrite, a artrose é uma doença inflamatória e degenerativa que afeta as cartilagens que protegem as articulações do corpo, provocando dor e dificuldade de movimentos.   

É a quarta doença no ranking dos problemas de saúde que mais reduz a qualidade de vida das pessoas, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Continue a leitura para saber mais sobre esse problema e seus sintomas.

O que é artrose? 

A artrose é uma doença que ocorre quando a cartilagem que reveste a extremidade dos ossos das articulações se desgasta gradualmente. 

A cartilagem é um tecido elástico e resistente que amortece o contato entre os ossos e permite que eles se movam suavemente. 

Com o desgaste, é comum que o atrito entre os ossos provoque dor (popularmente chamada de “dor nas juntas”), inflamação local, rigidez e redução na amplitude de movimentos nas regiões afetadas.  

É importante dizer que a artrose é diferente da osteoporose, doença em que há uma desmineralização (e não desgaste) dos ossos. 

Existem vários tipos de artrose, dependendo da articulação em que ela ocorre. As mais comuns são no joelho, na coluna e no quadril.  

Agendar consulta online

Artrose no joelho 

A artrose no joelho é considerada o tipo mais comum de artrose. Ocorre quando a cartilagem que reveste a estrutura interna dos joelhos se desgasta, provocando dor e inchaço. As principais causas de artrose no joelho são envelhecimento natural, lesões prévias e fatores genéticos. 

Artrose na coluna 

Também conhecida como espondilose, a artrose na coluna ocorre quando existe um desgaste dos discos que protegem a vértebras. Pode afetar qualquer parte da coluna, mas é mais comum na região lombar e cervical (pescoço). Envelhecimento, má postura e lesões são os principais fatores de risco para o problema.  

Artrose no quadril 

A artrose no quadril é caracterizada pelo desgaste das cartilagens da articulação do quadril. Envelhecimento, histórico de lesões e fatores genéticos são as principais causas do problema, que provoca dor e limitação importante de movimentos quando está em estágio avançado. 

Quais são os sintomas de artrose? 

Independente de qual articulação é acometida, a artrose tem dois sintomas predominantes: a dor e a limitação de movimentos.  

Quando o desgaste começa a aumentar, a dor também fica mais intensa e pode ocorrer limitação para realizar atividades do dia a dia (como se vestir ou descer escadas, por exemplo). 

Outros sintomas conhecidos da artrose são: 

  • Rigidez da articulação; 
  • Estalos na articulação; 
  • Perda de força muscular; 
  • Inchaço local. 

Quais são os fatores de risco para artrose? 

O principal fator de risco para a artrose é o envelhecimento natural do corpo –o que inclui também as cartilagens, que vão se desgastando ao longo dos anos.  Outros fatores de risco para o problema são:  

  • Fatores genéticos e histórico de casos na família; 
  • Lesões articulares prévias; 
  • Sobrepeso ou obesidade; 
  • Excesso de atividades físicas de alto impacto/alto rendimento.  

Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico de artrose é feito por meio de avaliação física feita pelo médico, análise de sintomas e histórico de saúde.  

Exames de imagem como raio-x, ressonância magnética e tomografia também podem ser requisitados para confirmar o diagnóstico e fornecer mais detalhes sobre o estado das articulações e o estágio em que a doença está. 

Qual médico procurar? 

O profissional capacitado para avaliar e tratar a artrose é o médico ortopedista. Geralmente, há especialistas que focam sua atuação e seus estudos em cada tipo de articulação (joelho, quadril, coluna etc.) 

Tratamento para artrose 

A artrose é uma doença que não tem cura. Por isso, os tratamentos visam aliviar a dor, melhorar a função da articulação afetada e retardar o avanço da doença. Algumas possibilidades são:  

  • Uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e reduzir a inflamação nos períodos de crises; 
  • Sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada e melhorar a função geral dela; 
  • Aplicação de medicações a base de corticoides e injeções de ácido hialurônico para aliviar a dor e a inflamação. 
  • Recomendação de perda de peso nos indivíduos que têm excesso de peso.

Em casos considerados avançados, a cirurgia pode ser recomendada. O procedimento consiste no reparo ou na substituição da articulação com o objetivo de proporcionar alívio da dor e melhora da mobilidade e da qualidade de vida. 

Agendar consulta online

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas

Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online