nav-logo
Compartilhe

5 benefícios da musculação para a sua saúde

Vantagens dos exercícios de alta intensidade vão muito além da forma física

Por Raquel RibeiroPublicado em 11/08/2022, às 11:49 - Atualizado em 25/05/2023, às 14:59
Foto: Shutterstock

Amando ou não, é inevitável dizer: a musculação, quando praticada regularmente, traz diversos benefícios ao nosso corpo, proporcionando desde a boa forma até um menor risco de doenças crônicas.  

E as vantagens não param por aí. Afinal, manter os músculos mais fortes e ativos são sinônimos de saúde corporal e melhor aptidão física. 

Veja a seguir 5 motivos para inserir a prática na sua rotina. 

1. Melhora da qualidade do movimento esportivo

Isso significa um melhor desempenho não apenas durante a prática dos exercícios, mas até mesmo em atividades que exijam maior esforço no dia a dia. Para isso, os treinos devem ser realizados pelo menos duas ou três vezes por semana. Geralmente, é possível ter uma melhora da disposição e da força muscular após três semanas de prática. 

2. Previne lesões 

Sejam estas lesões articulares ou ósseas. Isso porque os músculos que envolvem as articulações servem de suporte para o nosso corpo. Sendo assim, quando se encontram fortes e saudáveis, previnem lesões, pois encontram um ambiente com maior suporte para o exercício.  

3. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória

Durante a musculação, a circulação sanguínea é aumentada de forma que o exercício ativa o fluxo de sangue nas veias e nas artérias, o que ajuda a  evitar que o acúmulo de gordura se instale nos vasos.  

Além disso, os exercícios de alta intensidade, como a musculação, fortalece a musculatura pulmonar e o sistema respiratório como um todo, contribuindo diretamente para a melhora da nossa capacidade cardiorrespiratória. 

4. Diminui as dores posturais 

Quem nunca sentou de maneira errada numa cadeira que atire a primeira pedra! A boa notícia é que se os seus músculos estiverem tonificados e alongados com a prática da musculação, menores serão as chances de você ter dores devido a má postura. 

A explicação é simples: são os nossos músculos que sustentam os ossos do nosso corpo. Portanto, quanto mais forte estiverem, melhor. 

5. Menor risco para doenças crônicas

Isso porque a musculação atua na aceleração do metabolismo, melhorando os sistemas do nosso organismo e contribuindo com o controle da pressão arterial, diabetes e colesterol. Em outros casos, dependendo do treino realizado, ajuda no alívio da dor, proporcionando o fortalecimento dos músculos.

Para quem é indicada a musculação?

A musculação é indicada para diversas faixas etárias, sendo que para cada uma delas há um objetivo diferente. A partir dos 6 anos de idade já é possível se beneficiar da musculação. Contudo, a Sociedade Brasileira de Pediatria indica que antes dos 15 anos essa prática não pode ser feita sem supervisão, pois se realizada de forma exagerada pode interferir no crescimento.

Para os idosos, a musculação ajuda a manter a boa qualidade da musculatura e evita a  perda de massa muscular em períodos de baixa movimentação física, por exemplo. Além de todos os benefícios que citamos acima.

Agora,  pessoas que sentem dor intensa nas articulações ou no peito, ou ainda, que apresentam alguma limitação cardiorrespiratória com possibilidade de infarto ou mesmo de morte, devem ser avaliadas pelo cardiologista antes de iniciarem algum exercício físico, incluindo a musculação. 

Além disso, lembre-se: realize a prática apenas com o monitoramento de um profissional de educação física. Ele será capaz de aplicar testes e preparar cargas de esforço coerentes para o ganho de massa muscular. 

Fonte: Páblius Staduto Braga, diretor do Laboratório de Ergoespirometria e Calorimetria Indireta do Hospital Nove de Julho e especialista em Medicina do Esporte pela SBMEE/AMB.

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas