5 benefícios do muay thai para a saúde
Vantagens vão desde ganho de força até aumento da concentração e do foco
Neste artigo, você vai ler:
Com as mãos unidas em frente ao rosto, o corpo curvando-se e abaixando a cabeça, os homens dizem “Sawadee” para seu oponente e as mulheres “Sawadee Kha”. A partir daí a luta começa. Este é o muay thai, que significa “arte livre” e tem atraído cada vez mais adeptos em academias brasileiras.
Mas engana-se quem acredita que a luta seja sinônimo de “briga” entre as pessoas. O muay thai tem como premissa ser utilizado para autodefesa. Segundo sua história, foi criado pelos tailandeses para que agricultores se defendessem durante invasões no país. Sendo assim, ao invés de usarem espadas, investiam nos chutes e socos.
É conhecida como “a arte das oito armas” por ter o uso combinado dos punhos, cotovelos, joelhos e canelas, onde cada par de membros representa uma dupla de armas.
Veja a seguir mais detalhes sobre a atividade que já se tornou um esporte olímpico, bem como seus benefícios para a saúde física e mental.
O que é o muay thai?
Trata-se de uma arte marcial de alta intensidade que teve origem na Tailândia. Seus golpes são feitos em pé com chutes, socos e cotoveladas mantendo uma pequena ou média distância do oponente.
Para sua prática, são utilizados itens de proteção como:
- Luvas;
- Protetores bucais;
- Ataduras e bandagens (que ajudam a manter a estrutura dos ossos da mão juntas para evitar fraturas);
- Short;
- Caneleira;
- Coquilhas (proteção para área íntima masculina).
Muay thai ajuda a emagrecer?
Estima-se que pode ser possível perder entre 600 e 900 calorias em uma hora de aula. No entanto, vale lembrar que esse resultado irá depender de uma série de fatores, como a intensidade do treinamento e da resistência, da idade do praticante, além de seu biotipo.
Lembre-se que nenhuma atividade física é milagrosa. Além disso, para um melhor resultado deve ser associada a uma dieta balanceada. Para isso, uma boa alternativa pode ser uma consulta com um nutricionista.
Benefícios do muay thai para a saúde
Por ser uma atividade que trabalha o corpo todo, o muay thai traz diversos benefícios para a saúde, além de desafiar quem o pratica a enfrentar suas limitações físicas e mentais. Abaixo, listamos cinco benefícios. Confira:
1) Ganho de força e resistência muscular localizada
Os treinos envolvem exercícios de alta intensidade focados na repetição e na potência dos movimentos. Dessa forma, o corpo desenvolve resistência muscular localizada, além de um ganho na musculatura.
Nesse sentido, quem pratica pode perceber em pouco tempo uma mudança no corpo, na postura e na disposição.
2) Desenvolvimento da coordenação motora
O muay thai inclui movimentos rápidos e dinâmicos. Por isso, a capacidade de desenvolvimento da coordenação motora é um de seus benefícios. Afinal, os reflexos (velocidade de reação) também são estimulados para prever os movimentos necessários ao defender e atacar.
3) Melhora a capacidade cardiorrespiratória
Isso porque a prática é classificada como uma atividade aeróbica. Sendo assim, utiliza-se do uso da força e do oxigênio para o processo de geração de energia nos músculos.
Então, ao praticar o esporte, que é de alta intensidade, a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório são estimuladas melhorando assim a capacidade cardiorrespiratória.
4) Mais flexibilidade
Geralmente, o muay thai necessita de amplitude e agilidade nos movimentos, pois em uma aula, por exemplo, os exercícios podem ser de alongamento e mobilidade para melhorar a flexibilidade das articulações.
Sendo assim, quem escolhe essa técnica tem uma chance maior de adquirir mais flexibilidade em movimentos.
5) Ajuda a ter concentração e foco
Uma vez que o muay thai exige além da técnica, a concentração para que os golpes saiam com eficiência no momento certo, a prática ajuda a pessoa a ter mais equilíbrio físico e emocional, o que reflete dentro e fora do treino.
Ou seja, quanto mais foco e atenção, sejam eles para golpes de ataque ou defesa, a tendência é que mais assertivos sejam os movimentos.
A importância de um acompanhamento profissional
É fundamental que os treinos sejam orientados por um profissional de educação física especializado na modalidade. Ele será capaz de respeitar os limites e condições ideais de treinamento para cada aluno.
Além das lesões pelo contato, também há o risco do aluno sofrer com lombalgias (dor lombar), estiramentos musculares (lesão que ocorre quando o indivíduo “estica” excessivamente o músculo) e/ou entorses (estiramento ou rompimento dos ligamentos). Por isso, é necessário um preparo específico para fortalecer e prevenir essas lesões.
Neste trabalho, estão os alongamentos e exercícios de mobilidade para permitir as mudanças rápidas de direção, os saltos, além de fortalecer a musculatura do tronco, no intuito de permitir uma boa estabilidade da coluna e equilíbrio dos movimentos.
Contudo, se você está pensando em aderir a prática, saiba que o primeiro passo é consultar um cardiologista. O profissional poderá avaliar suas condições e conceder a aptidão para a prática de exercícios de alta intensidade.
Fonte: Mila Toledo, profissional de educação física do Saúde Minuto.