nav-logo
Compartilhe

Chá de hibisco: uma bebida milenar com diversos benefícios para a saúde

A infusão é repleta de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias

Fonte: Érica SilvaNutricionista Publicado em 26/08/2024, às 18:59 - Atualizado em 27/08/2024, às 09:07

chá de hibisco

Você já deve ter ouvido falar do chá de hibisco. Ele geralmente aparece em dietas e dicas para uma alimentação mais saudável. Extraído das flores da planta Hibiscus sabdariffa, esta infusão também é famosa por seu sabor único e coloração vibrante. Antes de entender suas propriedades e benefícios específicos, é importante conhecer mais sobre o hibisco em si e quando ele pode ser incluído na alimentação diária. 

O que é hibisco? 

O hibisco é uma planta tropical, originária da África e da Ásia, conhecida por suas flores grandes e vistosas. Pertencente à família Malvaceae, o hibisco tem várias espécies, mas a Hibiscus sabdariffa é a mais comumente utilizada na preparação do chá.

Agendar consulta

O hibisco é rico em compostos bioativos, como antocianinas, flavonoides e ácidos orgânicos, que são responsáveis por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras. 

Quais são os benefícios do chá de hibisco? 

O chá de hibisco oferece uma variedade de benefícios à saúde. Mas vale ressaltar que nenhum alimento ou bebida isoladamente faz milagres. O que faz diferença é o padrão alimentar de uma pessoa, que privilegie alimentos frescos e integrais.

Dito isso, veja abaixo algumas das potenciais contribuições do hibisco para uma vida mais saudável: 

  • Ação antioxidante: o hibisco é rico em antioxidantes como antocianinas e flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres no organismo, protegendo as células e prevenindo o envelhecimento precoce.  
  • Propriedades anti-inflamatórias: as antocianinas do hibisco (responsáveis pela sua cor vermelha) possuem ação anti-inflamatória, o que pode ajudar a aliviar sintomas de doenças inflamatórias e ajudar quem está acima do peso.  
  • Propriedades diuréticas: a planta tem quercitina, substância que, junto com as antocianinas auxilia na eliminação de líquidos e toxinas, o que pode reduzir a retenção de líquido e a pressão arterial, especialmente em pessoas com hipertensão leve. Mas, atenção: especialmente estas pessoas devem consultar o médico antes de incluir o hibisco na rotina.  
  • Digestão: o sabor levemente avinagrado do hibisco — que divide opiniões — estimula o estômago a liberar mais suco gástrico para quebrar os alimentos, o que pode ajudar na digestão.  
  • Infecções: estudos indicam que o hibisco tem compostos fitoquímicos antibacterianos, que ajudam a impedir a atividade de bactérias como a Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae – os principais microrganismos associados a infecções urinárias.  
  • Regulação do colesterol: estudos indicam que o consumo frequente do chá de hibisco pode ajudar a diminuir os níveis de triglicérides e colesterol LDL (o “mau” colesterol) no sangue, além de aumenta os do HDL (o “bom”), contribuindo para a saúde cardiovascular.  

E aqui vai uma curiosidade: embora popularmente a gente use o termo “chá” para todo tipo de infusão (hibisco, camomila, erva doce, etc), os chás são exclusivamente as bebidas que vêm da planta Camellia Sinensis, originando as seis famílias de chá: branco, amarelo, verde, vermelho (Pu Erh), oolong e preto. Neste texto, seguiremos usando o termo “chá de hibisco” para facilitar a leitura. 

Chá de hibisco ajuda a emagrecer? 

O chá de hibisco tem sido amplamente divulgado como um aliado no emagrecimento. Mas não há qualquer comprovação científica desta hipótese. Os estudos relevantes feitos em humanos (e não em ratinhos) não trazem indicativos de que a planta poderia ajudar na queima de gordura.

Mas claro, se ele fizer parte de uma alimentação saudável associada à prática regular de exercícios, pode ser um aliado. Suas propriedades diuréticas ajudam a eliminar o excesso de líquidos, reduzindo o inchaço, enquanto sua ação antioxidante e a capacidade de melhorar a digestão podem contribuir indiretamente para a perda de peso – mas não de gordura.

Contraindicações 

Apesar dos inúmeros benefícios, o chá de hibisco não é indicado para todas as pessoas. Algumas das contraindicações incluem: 

  • Gravidez e amamentação: O chá de hibisco pode estimular contrações uterinas, sendo, portanto, desaconselhado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. 
  • Pessoas com pressão arterial baixa: Como o chá de hibisco pode reduzir a pressão arterial, pessoas com pressão naturalmente baixa devem consumi-lo com cautela para evitar hipotensão.  
  • Pessoas com problemas hepáticos: estudos sugerem que o consumo excessivo do chá pode causar efeitos hepatotóxicos em indivíduos predispostos. Isso ocorre porque alguns compostos no hibisco, em altas concentrações, podem sobrecarregar o fígado e levar a danos hepáticos. Por isso, pessoas com condições hepáticas devem consumir o chá de hibisco sempre sob orientação médica.  
  • Interação com medicamentos: O chá de hibisco pode interferir na eficácia de alguns medicamentos, especialmente aqueles para hipertensão e diabetes. É fundamental consultar um médico antes de incluí-lo na dieta se você faz uso regular de medicamentos. 

Como consumir chá de hibisco? 

O chá de hibisco pode ser consumido de várias formas, quente ou frio, e pode ser combinado com outras ervas ou frutas para potencializar seus efeitos ou melhorar seu sabor.

O ideal é comprar o extrato seco e fazer a infusão em casa. Assim, você preserva melhor os compostos fenólicos e evita os aditivos químicos e o açúcar ou adoçante presentes nas versões industrializadas. Aliás, atenção: muitos produtos vendidos como “chá de hibisco” trazem uma concentração baixíssima de hibisco na fórmula.

Para preparar o seu chá, basta adicionar 1 colher (sopa) das flores secas de hibisco em 1 litro de água em ponto de fervura. Então, desligue o fogo e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos. Depois, é só coar e consumir.

Em relação à quantidade, a recomendação é de uma xícara por dia por até 30 dias consecutivos. Depois disso, é bom fazer uso de outros tipos de chá, sempre intercalando. Quem deseja fazer uso contínuo deste ou de outro chá deve buscar a orientação de um médico ou nutricionista.  

Nutricionista on-line no Nav Dasa 

Para quem busca uma orientação mais personalizada sobre como incluir o chá de hibisco em sua dieta, ou deseja entender melhor as suas necessidades nutricionais, é possível agendar uma consulta online com um nutricionista.  

Acesse nossa plataforma de agendamentos online e obtenha um plano alimentar que considere não apenas os benefícios do chá de hibisco, mas que seja alinhado às suas metas de saúde e bem-estar. 

Agendar consulta

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas