nav-logo
Compartilhe

    Coceira no seio: o que pode ser?

    Desconforto pode ser avaliado por mastologistas ou dermatologistas

    Fonte: Dra. Flávia Vidal CaberoMédica mastologistaPublicado em 30/10/2023, às 16:54 - Atualizado em 11/04/2024, às 18:29

    coceira no seio

    A coceira no seio é um sintoma que pode ser causado por fatores tanto benignos quanto malignos, devendo sempre ser investigada para que haja o tratamento correto. 

    O que pode causar coceira no seio?  

    Geralmente, a coceira no seio é causada por alergias e se manifesta em ambos os seios. Mas também é possível que esse sintoma esteja associado à doença de Paget, um subtipo de câncer de mama. Nesse caso, a coceira costuma acometer apenas um seio. 

    Agendar consulta online

    Alergias  

    A coceira no seio pode ser desencadeada por alergias a: 

    • Tecidos de roupa ou sutiã mais ásperos; 
    • Sabão em pó; 
    • Sabonetes; 
    • Perfumes; 
    • Cremes corporais. 

    Doença de Paget  

    Os sintomas mais clássicos da doença de Paget incluem: coceira, descamação e vermelhidão na região do mamilo. 

    Em pacientes com essa condição, a borda que permite diferenciar a pele da mama e a pele do mamilo praticamente some, fazendo com que o bico do peito perca o desenho arredondado e fique com a aparência de uma ferida. 

    Coceira no mamilo pode ser câncer de mama?  

    A coceira no mamilo não é um sintoma frequente do câncer de mama. 

    No entanto, essa manifestação pode, sim, ser um indicativo da doença de Paget – que é um subtipo raro de câncer de mama. Nesses casos de tumor maligno, é mais comum que a coceira no bico do peito seja unilateral. 

    Como é feito o diagnóstico?  

    A investigação de quadros de coceira no seio pode ser conduzida por um mastologista ou um dermatologista. 

    Em casos de suspeita de alergia, geralmente são feitos testes terapêuticos com pomadas que tenham corticoide e hidratantes corporais mais fortes que ajam de maneira mais profunda na pele. 

    Se a suspeita estiver relacionada à Doença de Paget, é necessário retirar pequenas amostras da pele sadia e da pele com lesão para biópsia. 

    Como amenizar a coceira nos seios?  

    É importante que pacientes com coceira nos seios recebam o tratamento adequado de acordo com o diagnóstico. Com as abordagens terapêuticas corretas, o desconforto deve desaparecer. 

    Além disso, existem medidas simples que podem ser adotadas para evitar ou amenizar a coceira, como: 

    • Utilizar tecidos com menos fricção, dando preferência ao algodão e a sutiãs mais leves e evitando renda e tecidos mais grossos; 
    • Hidratar a pele, incluindo a região das mamas, com cremes de hidratação mais profunda ou cremes à base de óleos naturais. 

    Qual médico procurar?  

    Pessoas com coceira no seio podem procurar médicos dermatologistas, especializados em questões que atingem a pele, ou médicos mastologistas, especializados em condições associadas às mamas. 

    Agendar consulta online

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online