nav-logo
Compartilhe

    Enxaqueca com aura: o que é e quais as causas?

    Dor de cabeça forte é antecedida por alterações visuais súbitas que podem durar até 60 minutos

    Fonte: Dra. Letícia RebelloNeurologistaPublicado em 19/02/2024, às 11:29 - Atualizado em 11/04/2024, às 17:56

    Enxaqueca com Aura

    A enxaqueca com aura é um tipo de dor de cabeça caracterizada pela presença súbita de alterações visuais chamadas de aura. Essas alterações surgem antes da dor de cabeça em si e podem dificultar a visão do indivíduo. Continue a leitura para entender melhor a condição e como lidar com ela.  

    O que é enxaqueca com aura? 

    A enxaqueca com aura é uma forma específica de enxaqueca que se caracteriza por vir acompanhada de sintomas neurológicos transitórios, conhecidos como “aura”, que precedem a cefaleia e em geral têm instalação gradual. 

    A “aura” consiste em sintomas neurológicos, mais frequentemente do tipo visuais, descritos como pontos pretos na visão (escotomas), flashes de luz, brilhos e luzes que se movem no campo de visão e que podem durar entre 5 e 60 minutos.   

    Agendar consulta on-line

    Quais são os sintomas de enxaqueca com aura? 

    O principal sintoma da enxaqueca com aura é justamente esse conjunto de sintomas neurológicos que precedem a dor e podem ser descritos como flashes de luz, brilhos e luzes que se movem no campo de visão do indivíduo.  

    A aura pode durar entre 5 e 60 minutos e, quando termina, é logo seguida pelo surgimento de forte dor de cabeça (enxaqueca).  

    Os sintomas de aura mais comuns que os pacientes podem ter são:  

    • Visão embaçada; 
    • Pontos cegos de visão; 
    • Formigamento nas mãos ou no rosto; 
    • Dificuldade na fala. 

    Outros sintomas neurológicos também podem ocorrer. 

    Leia mais: entenda o que pode ser uma dor de cabeça constante 

    O que pode causar enxaqueca com aura? 

    Assim como muitos subtipos de dor de cabeça, a enxaqueca com aura nem sempre tem sua causa conhecida. Porém, alguns fatores podem desencadear o problema: 

    • Situações de estresse; 
    • Predisposição genética; 
    • Consumo de alguns alimentos, como chocolate, cafeína, queijos, entre outros; 
    • Fatores hormonais (mudanças durante o ciclo menstrual, gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais); 
    • Fatores ambientais, como luz intensa, ruído alto e condições ambientais; 
    • Jejum prolongado; 
    • Traumas cranianos.

    Leia mais: dor de cabeça na nuca, o que pode ser? 

    Enxaqueca com aura pode ser AVC?  

    A enxaqueca com aura não é um AVC (Acidente Vascular Cerebral). No entanto, o AVC pode, sim, provocar sintomas como visão turva e alterações visuais que lembram a enxaqueca com aura.

    Importante destacar que, se o indivíduo tiver sintomas de aura pela primeira vez, a recomendação é buscar auxílio médico imediatamente para descartar justamente o AVC, considerado uma patologia mais grave e que requer atenção imediata.  

    Enxaqueca com aura é perigosa? 

    A enxaqueca com aura, por si só, não é considerada perigosa. No entanto, a intensidade e a frequência dos episódios podem afetar significativamente a qualidade de vida. Além disso, a preocupação com possíveis complicações, como o risco aumentado de AVC em alguns casos, reforça a importância de buscar ajuda médica para o problema.  

    Qual médico procurar? 

    O médico especialista no diagnóstico e tratamento de enxaquecas, incluindo a do tipo com aura, é o neurologista. 

    Como é feito o diagnóstico? 

    O diagnóstico da enxaqueca com aura é realizado após avaliação médica, análise da história clínica, familiar e alguns exames físicos e de neuroimagem. 

    Nesse sentido, o médico pode solicitar exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética para descartar outras condições de saúde que podem causar sintomas semelhantes aos da enxaqueca com aura.

    Em geral, os exames de imagem servem justamente para descartar outros diagnósticos. Portanto, costuma-se dizer que a enxaqueca é uma condição de diagnóstico clínico. 

    Qual é o tratamento para enxaqueca com aura? 

    O tratamento para a enxaqueca com aura varia de acordo com a gravidade dos sintomas e a frequência das crises. O principal objetivo do tratamento é aliviar a dor, reduzir a frequência das crises e melhorar a qualidade de vida. 

    De forma geral, existem duas abordagens: o tratamento agudo para alívio da dor de forma mais rápida; e o tratamento preventivo para modulação da dor, reduzindo assim a frequência e a gravidade dos episódios. 

    Em muitos casos, uma abordagem mais ampla, que inclui mudança de estilo de vida — com realização de atividade física, cuidados com alimentação, redução do consumo de álcool — pode ser necessária para eliminar os gatilhos do problema. 

    Por fim, pode ser preciso o apoio psicológico (terapia cognitivo-comportamental) quando se entende que o fator emocional atua como desencadeante importante dos episódios de enxaqueca. 

    Agendar consulta on-line

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também