nav-logo
Compartilhe

    Intolerância a glúten: o que é e como é o diagnóstico

    Ao consumir alimentos com glúten, o indivíduo apresenta sintomas gastrointestinais desagradáveis

    Fonte: Débora PalosNutricionista clínica funcionalPublicado em 06/02/2024, às 11:54 - Atualizado em 06/02/2024, às 18:06

    Intolerância a glúten

    A intolerância ao glúten provoca uma reação do organismo após o consumo de glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.  

    O quadro leva a sintomas como diarreia e dor na barriga. O diagnóstico precoce é fundamental para que o indivíduo siga uma dieta adequada e tenha mais qualidade de vida. Continue a leitura para saber mais sobre o que causa a intolerância ao glúten, como é o diagnóstico e o tratamento.  

    O que é intolerância a glúten? 

    A intolerância ao glúten caracteriza-se pela incapacidade do organismo de digerir adequadamente o glúten, uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada e centeio.   

    Agendar consulta on-line

    Diferença entre intolerância à glúten e doença celíaca  

    A intolerância ao glúten e a doença celíaca são condições que envolvem uma reação adversa ao glúten, uma proteína encontrada em cereais como trigo, cevada e centeio.  

    A doença celíaca é autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca o revestimento do intestino delgado em resposta à ingestão de glúten. Por isso, leva a danos na mucosa do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes e levando a quadros potencialmente mais graves. 

    Já a intolerância ao glúten não tem o componente autoimune da doença celíaca. Por isso, não está associada a danos intestinais significativos.  

    O que pode causar intolerância a glúten? 

    As causas da intolerância ao glúten ainda não são totalmente esclarecidas. No entanto, acredita-se que tenha origem genética ou aconteça devido à permeabilidade intestinal alterada.

    Isso permite que substâncias não digeridas, incluindo fragmentos de glúten, entrem na corrente sanguínea e provoquem os sintomas.  

    Quais são os sintomas de intolerância a glúten? 

    Os sintomas de intolerância ao glúten podem variar. No entanto, os mais frequentes são:   

    • Diarreia ou constipação
    • Dor abdominal e inchaço

    Já no caso da doença celíaca, os sintomas mais frequentes são diarreia, fadiga, perda de peso, inchaço e anemia. Além disso, outras complicações mais graves podem aparecer.  

    Uma reação imediata (como diarreia) após o consumo de glúten geralmente está associada a um quadro de intolerância ao glúten. Isso porque, no caso da doença celíaca, o processo é mais lento, ou seja, não é sentido imediatamente.

    Como saber se tenho intolerância a glúten? 

    Geralmente, o indivíduo apresenta sintomas desagradáveis ao consumir alimentos com glúten.  

    Portanto, é importante ficar atento aos sinais e buscar um especialista, como um gastroenterologista, um nutricionista ou um nutrólogo.   

    Diagnóstico para intolerância a glúten 

    Serão solicitados exames específicos de sangue para chegar ao diagnóstico. Em alguns casos, será necessária uma biópsia intestinal, ou seja, uma amostra de tecido é enviada para análise laboratorial para descartar outras doenças ou confirmar a intolerância a glúten.   

    Tratamento para intolerância a glúten   

    O tratamento inclui a diminuição ou até mesmo a exclusão do glúten da dieta, o que geralmente leva à redução ou eliminação dos sintomas associados à intolerância. O grau de redução do glúten na dieta depende do nível de intolerância, o que é diferente da doença celíaca, em a pessoa precisa evitar completamente o glúten. 

    Geralmente, a pessoa realiza um acompanhamento regular com um profissional de saúde para receber orientações sobre uma dieta sem glúten equilibrada. Ela também recebe orientações sobre produtos sem glúten e de como entender melhor os rótulos dos alimentos 

    Além disso, é preciso monitorar a resposta às mudanças alimentares com frequência e tratar quaisquer complicações associadas. 

    Qual médico procurar?  

    O médico que realiza o diagnóstico da doença celíaca é o gastroenterologista, especialista responsável pelo sistema digestivo. Além disso, a paciente deve receber orientações de como realizar mudanças na dieta sem comprometer o consumo de nutrientes. Portanto, é recomendado que o indivíduo também se consulte com um nutricionista.   

    Agendar consulta on-line

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também