nav-logo
Compartilhe

Manchas vermelhas ne pele: o que pode ser?

Alergias e doenças de pele estão entre as causas mais comuns para o problema; entenda o quadro e quando buscar o médico

Por Danielle SanchesPublicado em 26/09/2023, às 12:03 - Atualizado em 11/04/2024, às 18:41

manchas vermelhas na pele

Manchas vermelhas na pele são um sintoma comum e que pode ser causado por uma variedade de fatores – desde alergias simples a doenças consideradas mais complexas, como problemas autoimunes e infecções.  

Felizmente, raramente esses sinais são causados por lesões cancerígenas. Continue a leitura para saber mais sobre o problema e quando é necessário buscar orientação médica.  

O que pode causar manchas vermelhas na pele? 

As manchas vermelhas podem ter uma grande variedade de causas, incluindo: 

Alergias 

Algumas alergias podem causar manchas vermelhas na pele. Isso ocorre porque, uma vez em contato com uma substância estranha ou alergênica (que pode ser um alimento, medicamento ou substância química), o corpo reage liberando histaminas – um mensageiro químico que promove uma resposta imunológica na forma de vasodilatação.  

Com ela, é comum virem a coceira e a inflamação do tecido, o que resulta em manchas vermelhas na pele na forma de erupções cutâneas, urticária e angioedema (inchaço que ocorre no tecido subcutâneo e que acomete principalmente a região do rosto). 

Agendar consulta on-line

Doenças infecciosas  

Algumas doenças infecciosas também têm como sintomas o surgimento de manchas vermelhas na pele, provocadas pela reação inflamatória gerada no corpo pela infecção. Algumas delas são:   

  • Sarna; 
  • Rubéola; 
  • Dengue; 
  • Chikungunya; 
  • Zika vírus. 

Vale lembrar que, recentemente, foi lançada no mercado uma vacina contra a dengue, permitindo uma maior proteção contra essa doença. Saiba mais sobre as manchas da dengue.

Dermatite 

A dermatite ou eczema atópico é uma inflamação na pele que pode ser provocada por diversos fatores, incluindo alergias, irritações provocadas pelo contato com produtos químicos e até doenças autoimunes. Entre os sintomas estão coceira, descamação, inchaço e manchas vermelhas.  

Psoríase 

A psoríase é uma doença de pele crônica e autoimune que provoca a formação de placas avermelhadas com escamas secas que provocam coceira e podem se transformar em feridas. 

Sarna 

A sarna é uma infecção parasitária da pele que provoca manchas vermelhas, pequenas bolinhas na pele e coceira que piora à noite. 

Rubéola 

A rubéola é uma infecção viral que apresenta sintomas gripais leves (como febre e dor de cabeça) e manchas vermelhas na pele. Costuma ser uma infecção benigna e que evolui bem, mas é preocupante entre grávidas pois pode causar má formação no feto, se for contraída durante a gestação. 

Rosácea 

A rosácea é uma inflamação crônica da pele que acomete principalmente partes do rosto como queixo, bochechas, nariz e testa. É uma condição que costuma afetar mais mulheres brancas, mas pode ocorrer em homens também.  

A principal característica da rosácea são justamente as manchas vermelhas no rosto, chamadas de eritema facial. Além delas, é possível que a pele também apresente ressecamento, ardência e coceira.  

Queimaduras de sol 

A pele avermelhada também pode ser causada por queimaduras solares. Esse tipo de lesão é causado pelo próprio sol ou por lâmpadas solares sobre a pele – é a radiação UV emitida por eles que causa a queimadura, que pode ser de 1º ou 2º graus. Além da vermelhidão, coceira, sensibilidade e ardência também são sintomas do problema, que costuma surgir algumas horas após a exposição.  

Agendar consulta on-line

Mancha vermelha que coça 

Alergias, eczema, dermatite, psoríase e até uma picada de inseto podem provocar manchas vermelhas na pele acompanhadas de coceira.  

Como dissemos, manchas vermelhas podem ser causadas por diversos problemas de saúde e é comum que a coceira também apareça em muitos desses quadros. Por isso, é fundamental buscar orientação médica caso os sintomas não desapareçam ou piorem depois de alguns dias.  

Mancha vermelha pode ser câncer de pele? 

Embora seja bastante raro, manchas vermelhas na pele podem, sim, ser um sinal de câncer de pele. O tipo mais grave desse tumor, o chamado melanoma, geralmente surge como uma mancha ou pinta preta ou marrom – mas que também pode surgir na cor vermelha.  

Por isso, ao se deparar com uma mancha vermelha que coça, sangra, não cicatriza, cresce e/ou muda de formato, é importante buscar um médico para fazer uma avaliação. 

Quando uma mancha na pele é preocupante? 

Qualquer mancha na pele, vermelha ou não, se torna preocupante quando:  

  • Causa dor; 
  • Provoca sangramento; 
  • Não cicatriza; 
  • Cresce rapidamente; 
  • Está localizada em uma área exposta ao sol.  

Qual médico procurar? 

O médico responsável por avaliar e tratar questões de pele é o dermatologista. No entanto, dependendo da causa das manchas, pode ser necessário procurar um alergista especializado em pele ou um infectologista.  

Fonte: Dra. Vanessa Nobuko Toji, dermatologista do Hospital Nove de Julho, em São Paulo 

Agendar consulta on-line

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online