nav-logo
Compartilhe

    Ressonância magnética do crânio: você conhece esse exame?

    A ressonância do crânio é realizada para analisar alterações do cérebro com imagens detalhadas da região

    Por Raquel RibeiroPublicado em 16/08/2023, às 18:50 - Atualizado em 08/04/2024, às 09:51

    Ressonância Magnética de Crânio

    A ressonância magnética do crânio é uma das técnicas mais avançadas de imagem capaz de mostrar detalhadamente as condições das estruturas dessa região. Por sua precisão,, esse exame muitas vezes é suficiente para determinar um diagnóstico.  

    Contudo, apesar de ser um procedimento relativamente simples, é preciso estar atento às contraindicações e ao preparo para a sua realização.  Continue a leitura e saiba mais sobre o exame.

    O que é ressonância magnética? 

    A ressonância magnética é um procedimento de imagem seguro e não invasivo, que utiliza um campo magnético para criar imagens detalhadas de determinada região do corpo.   

    Essas imagens permitem que os médicos visualizem órgãos, tecidos, ossos e outras estruturas, auxiliando no diagnóstico preciso de diversas condições.  

    Clique aqui para agendar exame

    Para que serve a ressonância magnética do crânio? 

    A ressonância magnética do crânio visa avaliar detalhadamente as estruturas intracranianas, como o cérebro, o tronco cerebral, os nervos cranianos e os vasos sanguíneos. Esse exame é utilizado para diagnosticar e monitorar várias condições, como: 

    • AVC (acidente vascular cerebral); 
    • Tumores cerebrais; 
    • Esclerose múltipla, doença em que o sistema imunológico ataca o sistema nervoso central; 
    • Lesões traumáticas no crânio, como fraturas e contusões; 
    • Infecções cerebrais; 
    • Aneurismas; 
    • Malformações arteriovenosas, que são ligações anormais entre as artérias e as veias. 

    Ressonância magnética do crânio com contraste 

    A ressonância magnética do crânio com contraste é solicitada em situações específicas, como quando há suspeita de tumores cerebrais, inflamações ou infecções no cérebro, ou quando é necessário avaliar os vasos sanguíneos cerebrais com mais precisão.   

    O contraste utilizado, chamado gadolínio, é uma substância injetada na veia durante o exame, permitindo o realce, ou seja, destacando certas estruturas intracranianas e possibilitando uma melhor visualização dos vasos sanguíneos.   

    Qual é a preparação para o exame? 

    Geralmente, a preparação para a ressonância magnética do crânio é simples.  

    É importante informar ao médico sobre qualquer metal ou dispositivo eletrônico implantado no corpo, pois esses itens podem interferir no exame. Além disso, é necessário retirar objetos metálicos, como joias, relógios e piercings, antes do procedimento.  

    Em alguns casos, o médico pode solicitar que o paciente esteja em jejum antes do exame, principalmente se for realizado com contraste. 

    Como a ressonância magnética do crânio é feita? 

    A ressonância magnética do crânio é realizada com o paciente deitado em uma maca que desliza para em um grande aparelho circular, chamado de “magneto”. Durante o exame, é essencial que o paciente fique imóvel para garantir a qualidade das imagens.   

    É possível que sejam solicitadas sequências de imagens em diferentes planos para uma avaliação completa, dependendo da indicação clínica do exame. 

    Quanto tempo dura a ressonância magnética do crânio? 

    A duração do exame pode variar, mas, geralmente, leva de 30 a 40 minutos para ser concluído. O tempo exato dependerá da indicação clínica, da complexidade do caso e da quantidade de informações necessárias para o diagnóstico.  

    Existe alguma contraindicação? 

    A ressonância magnética do crânio é considerada segura para a maioria das pessoas. No entanto, há algumas contraindicações para pessoas com dispositivos médicos implantados, como: 

    • Marcapassos cardíacos
      Até pouco tempo atrás, a ressonância magnética era considerada imprópria para pacientes com dispositivos cardíacos implantáveis, pois os campos magnéticos podiam causar danos e interferir no funcionamento desses dispositivos. No entanto, atualmente, já existem marcapassos condicionais de ressonância magnética disponíveis.   

    Mesmo assim, a realização da ressonância magnética em pacientes com esses novos dispositivos deve ser feita apenas quando estritamente necessária do ponto de vista médico, seguindo diretrizes que variam conforme o modelo de marcapasso e envolvem a presença de um profissional capacitado para programar o dispositivo antes e depois do exame, fazendo os ajustes necessários.  

    • Implantes cocleares
      A presença de um implante coclear, dispositivo eletrônico implantado no ouvido de pessoas com deficiência auditiva, pode acarretar riscos de danos ou lesões durante a realização de uma ressonância magnética. Portanto, é essencial seguir protocolos rigorosos como uma análise detalhada do modelo de implante, e, em alguns casos, pode ser considerada até mesmo a retirada do implante. 

    Além disso, pacientes com fragmentos de metal nos olhos, ferimentos graves ou claustrofobia podem encontrar dificuldades para realizar o exame. Portanto, é fundamental informar ao médico sobre quaisquer condições médicas ou implantes antes do procedimento.

    Ressonância magnética crânio: preço e onde fazer 

    Para consultar preços, obter mais informações sobre exames de ressonância magnética do crânio e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar o Nav Dasa 

    Clique aqui para agendar exame

    Fonte: Dra. Ana Paula Alves Fonseca, neurorradiologista do Hospital Nove de Julho. 

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o dia, horário e onde fazerAgendar exame