nav-logo
Compartilhe

Úlcera gástrica: lesão pode ser detectada pela endoscopia

Ferida estomacal geralmente resulta de fatores como infecção bacteriana e uso de determinados medicamentos

Fonte: Dra. Zuleica Barrio BortoliMédica gastroenterologista Publicado em 09/01/2024, às 18:20 - Atualizado em 17/01/2024, às 10:43

úlcera gástrica

Existem vários quadros que geram dor na região do abdome – por isso, é sempre importante investigar esse sintoma para tratá-lo da melhor forma. Uma das condições capazes de causar desconforto é a úlcera gástrica. 

O que é úlcera gástrica?  

A úlcera gástrica é uma lesão estomacal semelhante a uma afta, porém mais profunda. Ela pode acometer todas as camadas da parede gástrica e até mesmo perfurá-la. Essa ferida ocorre quando o revestimento do estômago fica mais sensível às substâncias ácidas que atuam na digestão dos alimentos. 

Agendar consulta on-line

O que causa úlceras gástricas?  

Grande parte das úlceras gástricas são provocadas pela bactéria Helicobacter pylori ou pelo uso de medicamentos (como os anti-inflamatórios não hormonais). 

Mas essa condição também pode ser causada por isquemia (quando o estômago para de receber sangue arterial) e, mais raramente, por doenças virais ou doenças relacionadas à hipersecreção ácida. 

Quais são os sintomas de úlcera gástrica?  

O principal sintoma da úlcera gástrica é dor na região superior do abdome, sendo que esse desconforto pode ou não estar relacionado à alimentação. 

LEIA TAMBÉM: Queimação no estômago: o que causa e como aliviar 

Como é feito o diagnóstico?  

O diagnóstico de úlcera gástrica geralmente é confirmado por meio da endoscopia digestiva alta. 

O exame é feito com o auxílio do endoscópio, um tubo fino e flexível que contém uma câmera.  Esse aparelho entra no organismo pela boca do paciente (que, antes, é sedado) e permite a visualização do interior do estômago. 

Riscos e complicações da úlcera gástrica  

Na maioria das vezes, as úlceras gástricas são solucionadas sem maiores problemas. Porém, a depender da causa, é possível que elas apresentem riscos como: 

  • Câncer gástrico (algumas úlceras são malignas); 
  • Hemorragia; 
  • Perfuração do estômago, que exige uma cirurgia de urgência. 

Qual é o tratamento para úlcera gástrica?  

O tratamento para úlcera gástrica varia conforme a causa da condição. 

Se o quadro estiver associado à bactéria H. pylori, por exemplo, é necessário utilizar antibióticos e medicamentos que reduzem a acidez gástrica. 

Já no caso das úlceras que surgem devido ao uso de determinados remédios, o tratamento consiste em suspender a medicação responsável por causar a lesão e prescrever medicamentos que reduzem a acidez gástrica. 

Qual médico procurar?  

O gastroenterologista é o médico especializado em doenças do aparelho digestivo, sendo capaz de avaliar casos de úlcera gástrica e indicar o melhor tratamento para cada paciente. 

Agendar consulta on-line

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também