nav-logo
Compartilhe

Visão turva: o que esse sintoma pode indicar

Problema é comum e pode apresentar diversas características

Fonte: Dr. Eduardo OdaMédico oftalmologista Publicado em 14/10/2024, às 10:39 - Atualizado em 15/10/2024, às 09:33

Visão embaçada

A visão turva é um incômodo que acomete muitas pessoas. Esse problema pode ser causado por uma ampla gama de motivos, devendo ser avaliado por um oftalmologista para que sejam feitos o diagnóstico e o tratamento adequados. 

O que é visão turva? 

A visão turva pode ser entendida como qualquer dificuldade que um indivíduo tenha para enxergar ou enxergar com nitidez (ver detalhes). Assim, os pacientes podem perceber e relatar visão turva de formas variadas – por exemplo: de maneira embaçada (esfumaçada) ou escura, na visão toda ou apenas em parte dela, acometendo os dois olhos ou somente um, melhorando ou não ao piscar, acompanhada ou não de outros sintomas. 

Agendar consulta

Visão turva: o que pode ser? 

A visão turva é uma queixa comum no consultório oftalmológico. Ela pode ser sintoma de diversas condições, incluindo erros de refração, olho seco e doenças mais graves (oculares ou não). 

Vista embaçada e dor de cabeça 

Em alguns casos, os pacientes têm visão turva e também dor de cabeça. A associação dos dois sintomas pode acontecer devido a erros de refração (como miopia, hipermetropia e astigmatismo) ou enxaqueca, por exemplo. 

No caso dos erros de refração, é mais frequente que a visão turva ocorra ao final do dia, sendo acompanhada por cansaço visual e por cefaleia de baixa intensidade na região da testa. Esse problema pode ser solucionado por meio do uso apropriado de óculos de grau ou lentes de contato. 

Já em quadros de enxaqueca, também pode haver turvação visual, mas, geralmente, essa alteração na visão surge antes da dor de cabeça. 

Visão turva de repente  

A piora repentina da visão deve ser avaliada prontamente por um oftalmologista. Tal condição pode representar alterações de retina (como descolamento de retina e obstruções vasculares) ou mesmo patologias neurológicas (como AVC). 

Vista embaçada em apenas um olho 

Há pacientes que relatam visão turva em apenas um olho. As causas desse problema são diversas e incluem infecções, inflamações e lesões oculares. 

Visão turva e tontura 

Muitas vezes, o termo “tontura” é utilizado em referência ao escurecimento visual associado a desmaios. Uma das causas possíveis desses episódios é a hipotensão (queda de pressão arterial). 

Se a visão turva ocorrer simultaneamente à vertigem (sensação de desequilíbrio ou de “estar girando”), ela pode ser um indicativo de alterações neurológicas. 

Visão turva pode ter relação com diabetes? 

Sim, pois o diabetes não controlado é capaz de prejudicar a visão de diversas formas. Essa doença pode levar ao inchaço da retina na região de visão central (configurando um edema macular diabético), aumentar o risco de eventos vasculares (como a obstrução de veias e artérias dentro do olho), acelerar a formação de catarata e contribuir para flutuações do grau de óculos. Nessas situações, a visão pode ficar turva. 

Se não for tratado corretamente, o diabetes também pode danificar os vasos sanguíneos da retina, resultando na retinopatia diabética – que, em quadros graves ou avançados, pode cursar com sangramento intraocular e glaucoma. 

Quando a visão turva é preocupante? 

O ideal é que qualquer piora visual seja analisada com prontidão em caso de: 

  • Surgimento súbito; 
  • Piora rápida e progressiva; 
  • Olho vermelho; 
  • Visão dupla; 
  • Cefaleia de forte intensidade; 
  • Alterações neurológicas súbitas (como alteração do andar, desequilíbrio e perda na força de membros); 
  • Pós-operatório de cirurgia oftalmológica; 
  • Trauma de qualquer intensidade. 

Qual médico procurar? 

O oftalmologista é o médico mais adequado para avaliar condições que acometem os olhos. 

Agendar consulta

 

 

Encontrou a informação que procurava?
nav-banner

Veja também

Mais lidas