Como parar de tossir? Conheça as dicas de um especialista
A tosse é um reflexo natural e uma forma de defesa do nosso corpo; no entanto, em excesso, pode ser bastante incômoda e provocar irritação
Nada mais incômodo do que aquela tosse persistente, certo? Antes de se perguntar como parar de tossir, saiba que essa ação é uma forma de defesa do corpo – que tenta limpar a garganta e eliminar possíveis sujeiras ou microrganismos que estejam tentando invadir o organismo.
Neste artigo, você vai ler:
O problema é que, muitas vezes, as crises se tornam constantes, especialmente em casos de alergia e infecções. Continue a leitura para entender se é possível aliviar a tosse e quando é necessário buscar ajuda médica.
Por que tossimos?
A tosse é basicamente um mecanismo de defesa do nosso corpo, que tenta expelir agentes irritativos, infecciosos e/ou secreção. Outra função importante desse reflexo é impedir que alimentos penetrem nas vias aéreas inferiores.
Há dois tipos de tosse: a chamada produtiva, com eliminação de catarro; e a tosse seca, ou seja, sem catarro. Cada uma delas é mais comum em determinados quadros de saúde.
O tipo seco ocorre com frequência em quadros de alergia e também em alguns tipos de infecção respiratória, como resfriado.
Já a tosse com catarro é mais comum de ocorrer durante infecções virais e bacteriana como gripe, sinusite e bronquite, entre outros.
O que pode causar tosse?
As causas da tosse são bastante variadas. Elas incluem:
- Infecções respiratórias causadas por vírus e bactérias;
- Gotejamento de secreção na garganta (que ocorre geralmente em pessoas com sinusite crônica, por exemplo);
- Presença de agentes irritativos (como poluição, ácaros e outros agentes causadores de alergias);
- Refluxo gástrico;
- Problemas pulmonares (como bronquite, pneumonia e tuberculose);
- Câncer de pulmão;
- Uso de algumas medicações (captopril, um remédio para hipertensão, por exemplo).
Quando a tosse é preocupante?
Em geral, a tosse causada por infecções como gripe e resfriados se resolve em até três semanas. Se, no entanto, ela persistir por mais tempo e vir acompanhada de dor, febre, falta de ar e emagrecimento, um médico precisa ser consultado para investigar o que pode estar acontecendo.
Agora, se a falta de ar está presente mesmo no começo do quadro infeccioso, é fundamental buscar auxílio médico o mais rápido possível, especialmente no caso de pacientes idosos ou de crianças e bebês.
Como parar de tossir?
Algumas medidas podem aliviar as crises de tosse e reduzir a irritação da garganta. São elas:
- Beber bastante água para manter a garganta hidratada;
- Umidificar o ambiente para reduzir os danos causados pelo clima seco e frio;
- Manter o ambiente sempre limpo e arejado para evitar agentes causadores de alergia;
- Fazer o uso de chás com ingredientes que tenham propriedades calmantes, como gengibre, mel e hortelã;
- Evitar deitar após as refeições;
- Fazer inalação com nebulizador e soro fisiológico para diminuir o desconforto.
O uso de alguns medicamentos como xaropes expectorantes (para facilitar a eliminação do catarro) ou antitussígenos (que reduzem o impulso da tosse) podem ser adquiridos na farmácia; no entanto, é fundamental que eles sejam usados apenas sob orientação e com recomendação médica.
Qual médico procurar?
Os médicos otorrinolaringologista e pneumologista são os profissionais que devem ser procurados para uma investigação inicial das possíveis causas da tosse persistente.
Fonte: Dra. Natália Pacheco Griné, otorrinolaringologista do Hospital Nove de Julho, em São Paulo (SP)