nav-logo
Compartilhe

    Dor no peito: o que pode ser e como diagnosticar?

    Nem sempre a dor no peito é provocada por um problema cardíaco, mas sempre deve ser investigada.

    Por Danielle SanchesPublicado em 25/07/2023, às 15:48 - Atualizado em 12/04/2024, às 11:51

    Dor no peito

    A dor no peito é um sintoma que assusta qualquer um. Afinal, é a região do corpo que abriga o coração, um dos órgãos fundamentais para a vida.  

    A boa notícia é que nem sempre a dor no peito é provocada por um problema cardíaco –o que não significa que o incômodo deve ser ignorado – uma dor no peito sempre deve ser investigada.  

    Confira a seguir quais são as possíveis causas desse problema.  

    Dor no peito: o que pode ser? 

    As causas mais conhecidas de dor no peito envolvem problemas cardíacos. Mas nem sempre esse é o caso, já que alguns quadros de saúde podem provocar dores no abdômen e tórax e irradiar para região do peito. Confira a seguir alguns problemas que causam dor no peito. 

    Dor no peito no lado direito 

    Alguns problemas costumam causar dores características do lado direito do peito. São eles:  

    • Estresse; 
    • Ansiedade; 
    • Estiramento muscular; 
    • Refluxo gastroesofágico; 
    • Problema na vesícula; 
    • Úlcera.  

    Agendar consulta on-line

    Dor no peito no lado esquerdo 

    Quando a dor no peito ocorre do lado esquerdo, existe uma chance maior de ela estar, de fato, relacionada a algum problema cardíaco, como infarto e angina (uma dor provocada pela diminuição do fluxo de sangue no coração em uma situação conhecida como isquemia). 

    Dor no peito ao respirar 

    Uma dor no peito ao respirar pode ser sintoma de:  

    • Presença de gases; 
    • Ataques de pânico; 
    • Asma e bronquite; 
    • Pleurite (inflamação da membrana que reveste o pulmão, chamada de pleura); 
    • Traumas na região dorsal/costas; 
    • Estiramentos musculares no peitoral. 

    Dor no peito e nas costas 

    A dor no peito que irradia para as costas pode ser um sinal de infarto ou outro problema cardíaco. No entanto, lesões musculares e contraturas musculares também podem provocar dores nesses dois locais.  

    Dor ao tossir 

    Gripes, resfriados e quadros respiratórios como pneumonia podem provocar dor e desconforto no peito ao tossir. Outro quadro que causa essa dor é a costocondrite, uma inflamação do esterno (um dos ossos da caixa torácica) provocada por má postura ou longos períodos de tosse intensa.   

    Dor no peito pode ser ansiedade? 

    Sim. Uma crise de ansiedade pode provocar dores no peito semelhantes à de quem está tendo um infarto.  

    Nesse caso, as dores se concentram no peito, tórax e pescoço, mas não são acompanhadas da sensação de aperto no peito nem de outros sintomas característicos (como tontura, falta de ar, ânsia de vômito e dor de cabeça, entre outros).  

    Como é a dor no peito de infarto? 

    O infarto ocorre devido à obstrução de uma ou mais artérias do coração. Nesse caso, o principal sinal é mesmo a dor no peito do lado esquerdo do peito. Mas, como é essa dor?  

    Os especialistas afirmam que a dor no peito de infarto surge de forma súbita, geralmente no meio do peito, e vem junto com uma sensação de aperto, pressão ou peso. A dor pode irradiar para o braço ou para as costas e vir acompanhada de suor frio, cansaço, falta de ar e tontura.  

    Em pessoas mais velhas ou mulheres e portadores de diabetes, esses sintomas não são tão comuns e a dor pode ser mais difícil de ser caracterizada.  

    Como é feito o diagnóstico? 

    O diagnóstico de dor no peito vai depender da causa do problema. Geralmente, são pedidos exames de imagem para entender de onde vem a dor e, a partir daí, qual o especialista indicado para tratá-la.  

    O médico também deve levar em consideração a idade e o histórico de vida do paciente para avaliar os riscos de doenças cardiovasculares.  

    No caso de emergências médicas, como o infarto, no entanto, o diagnóstico é feito principalmente por meio do exame conhecido como eletrocardiograma (ECG), além de exames de sangue.  

    Qual médico procurar? 

    Como dissemos, a dor no peito é algo que pode ser um desconforto passageiro ou ser um evento de saúde muito grave. Portanto, o mais indicado é buscar o auxílio de um pronto-atendimento o mais rápido que puder para checar o que pode estar causando o problema.  

    Fonte: Otávio Gebara, cardiologista e superintendente médico do Hospital Santa Paula, em São Paulo (SP). 

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Faça sua consulta sem sair de casaAgendar consulta online