nav-logo
Compartilhe

    HTLV: você sabe quais doenças o vírus pode causar?

    Transmitido em relações sexuais sem proteção e na amamentação, ele pode ser diagnosticado com exames de sangue simples

    Fonte: Dra. Adriana Bittencourt CampanerGinecologistaPublicado em 19/09/2025, às 11:19 - Atualizado em 22/09/2025, às 11:21

    HTLV

    O HTLV é o primeiro retrovírus humano identificado pela ciência, ainda na década de 1980. Ele é um “primo” do HIV, mas age de forma bem diferente no organismo. A sigla significa vírus linfotrópico de células T humanas, e ele infecta principalmente nossas células de defesa, os linfócitos T. 

    A grande maioria das pessoas que vive com o vírus sem nem saber que o tem. Mas uma pequena parcela, cerca de 5% a 10% dos infectados, pode desenvolver doenças graves como leucemia e problemas neurológicos sérios.

    HTLV o que é? 

    O HTLV é um tipo de vírus de RNA chamado retrovírus. Ele infecta as células do sistema imunológico, conhecidas como linfócitos T CD4+. Ao contrário do HIV, que destrói essas células, o HTLV as modifica. E, em alguns casos, ele pode fazer com que elas se multipliquem de forma descontrolada. 

    Existem quatro tipos do vírus, sendo o HTLV-1 o mais comum e o principal responsável pelas doenças associadas à infecção crônica pelo HTLV. Ou seja, uma vez que a pessoa é infectada, ela carregará o vírus para o resto da vida. 

    Transmissão do HTLV 

    A forma mais comum de contágio é a relação sexual desprotegida. Ou seja, o vírus é transmitido pelo sêmen ou secreção vaginal de uma pessoa infectada.

    Embora mais rara, a transmissão também pode acontecer de mãe para filho, pela amamentação. E o compartilhamento de seringas e agulhas entre usuários de drogas injetáveis também representa um risco. 

    Prevenção 

    A principal forma de prevenção é o uso de preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais. 

    Para mães que vivem com o HTLV, a recomendação oficial é não amamentar. O Ministério da Saúde oferece fórmula láctea gratuita para o bebê nesses casos. 

    Além disso, é fundamental não compartilhar seringas, agulhas ou outros objetos que cortam ou perfuram.  

    Sintomas da infecção por HTLV 

    A maioria das pessoas com HTLV não apresenta sintomas. Mas, quando as doenças associadas ao vírus aparecem, há sinais específicos das condições. No caso da doença neurológica Mielopatia Associada ao HTLV, ela causa fraqueza e rigidez nas pernas, dores lombares e dificuldade para controlar a urina.  

    Já a leucemia/linfoma de Células T do Adulto (ATLL) é um tipo raro e agressivo de câncer que pode gerar gânglios inchados.  

    Outras manifestações que podem acontecer são: 

    • Uveíte, uma inflamação que afeta os olhos. 
    • Dermatite infecciosa, com lesões na pele. 
    • Artrite, que causa dores nas articulações. 

    Qual médico procurar? 

    O principal especialista para diagnosticar e acompanhar a infecção por HTLV é o infectologista. Mas, o neurologista também pode ser acionado nos quadros de mielopatia, e o hematologista, nos de leucemia/linfoma. Oftalmologistas e dermatologistas também podem participar dos cuidados. 

    Diagnóstico do HTLV 

    O diagnóstico da infecção por HTLV começa com exames de sangue que buscam por anticorpos. E os testes mais comuns para a triagem inicial são o imunoenzimático (ELISA/EIA) e o de quimioluminescência. 

    Se o resultado inicial for positivo, o médico solicita um segundo teste, mais específico, para confirmar o diagnóstico. Os mais utilizados são: 

    • Western Blot: identifica proteínas específicas do HTLV na amostra de sangue. E diferencia qual é o tipo do vírus: HTLV-1 ou HTLV-2. 
    • PCR (Reação em Cadeia da Polimerase): exame de biologia molecular. Em vez de procurar as proteínas, ele busca diretamente pelo material genético do vírus no sangue. É uma técnica de altíssima precisão que confirma a presença do HTLV de forma definitiva.

    Agendar exames

    Check up IST 

    Muitas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) só causam sintomas depois de um bom tempo. Por isso, a melhor forma de cuidar da sua saúde e da de outras pessoas é com um check up regular de ISTs. 

    Esse conjunto de exames, geralmente de sangue, busca identificar as principais infecções, como a sífilis, as hepatites B e C, e também o teste de teste de HIV, vírus causador da AIDS. 

    O exame para HTLV não costuma fazer parte desse painel de rotina. Ele é solicitado pelo médico em situações específicas, como na presença de sintomas, em triagens de bancos de sangue ou quando há uma suspeita clínica direcionada.

    Tratamentos para o HTLV 

    Nenhum tratamento consegue eliminar o vírus HTLV do corpo. O foco é sempre tratar as doenças que ele pode causar.  

    Para os pacientes com a mielopatia (HAM/TSP), por exemplo, o tratamento visa aliviar os sintomas e controlar a progressão da doença. E pode comtemplar o uso de medicamentos, além de fisioterapia para ajudar na mobilidade.  

    Já para a leucemia/linfoma (ATLL), um tipo de câncer, ele geralmente se dá com quimioterapia.

     

    Encontrou a informação que procurava?
    nav-banner

    Veja também

    Escolha o melhor dia e lugarAgendar exames