Açaí: benefícios para a saúde e como consumir
Fruto tem ação antioxidante. Veja opções saudáveis para consumir açaí
Típico de terras brasileiras, o açaí vem da palmeira Euterpe oleraceae Martius. E, apesar de ser originário da região amazônica, é um fruto consumido pelo país inteiro de diferentes formas. Mas você sabe quais são as maneiras mais saudáveis de consumi-lo? É sobre os benefícios do açaí que vamos falar. Continue a leitura!
Tabela nutricional do açaí
Cerca de 100 gramas de polpa pura do açaí – ou seja, sem a adição de açúcar que geralmente acompanha produtos vendidos no mercado – tem aproximadamente:
- 60 calorias
- 6 gramas de carboidratos
- 0,8 gramas de proteína
- 3,9 gramas de gordura
- 2,6 gramas de fibra
- 9 miligramas de vitamina C
O açaí contém ainda vitamina E e minerais como manganês, cobre, boro e cromo.
Benefícios do açaí
Além de ser uma boa fonte de energia, o açaí é rico em antioxidantes. Ou seja, ele fornece substâncias capazes de combater prejuízos que os radicais livres podem causar no corpo.
Radicais livres são moléculas instáveis que circulam pelo organismo. Se estiverem em excesso, podem afetar nossas células e favorecer o desenvolvimento de doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
Quando falamos de ação antioxidante, vale olhar para as antocianinas. Esses compostos dão cor ao açaí e são importantes para atenuar os efeitos do estresse oxidativo, podendo beneficiar a circulação sanguínea, o controle do colesterol e o fortalecimento do sistema imunológico.
O açaí também pode melhorar o funcionamento do intestino, em função das fibras, e a saúde cardiovascular, porque tem gorduras saudáveis (como ácidos graxos insaturados) que auxiliam na redução do colesterol – especialmente do LDL, o “colesterol ruim”.
Como consumir açaí de forma saudável
A versão natural do açaí, sem açúcares ou xaropes, é a forma mais saudável de consumir esse fruto. A polpa pode ser batida com água ou fruta, sendo um bom ingrediente para sucos de banana, de laranja com couve e de abacaxi com hortelã.
Caso prefira o açaí na tigela, você pode adoçar com mel e acrescentar alguma fruta (como banana, kiwi, morango, maçã ou manga). O ideal é evitar acompanhamentos ricos em açúcar e de baixa qualidade nutricional, que tornam o açaí mais calórico e menos saudável.
Na hora das compras, vale a mesma lógica: evite versões com aromatizantes artificiais, xaropes ou açúcar. O mais saudável é o açaí puro.
Se você fizer questão de comprar açaí adoçado, é mais indicado procurar aqueles que têm adoçantes naturais, como stevia e xilitol.
Sabia que você pode agendar uma consulta com nutricionista online? No atendimento, você poderá tirar dúvidas sobre alimentos, solicitar um plano alimentar e receber dicas de hábitos saudáveis. Acesse o Nav Dasa para escolher o melhor dia e horário para sua consulta.
Fontes: Érica Oliveira, nutricionista no Hospital Nove de Julho; Livia Hasegawa, nutricionista esportiva e clínica funcional; Marcela Worcemann, nutricionista esportiva especializada em alimentação plant-based.